Investigadora da UMinho premiada na Alemanha
09 de Maio, 2017
Luani Costa, da Universidade do Minho, recebe esta terça-feira o primeiro prémio do concurso “Estruturas Têxteis para Novas Construções”, na reputada Techtextil 2017 - Feira Internacional de Têxteis Técnicos e Fibras, em Frankfurt, na Alemanha.
A autora criou um painel inteligente com as propriedades de uma folha, para aplicar em fachadas e coberturas de construções. Com a aplicação de células solares orgânicas na superfície, pode-se aproveitar a luz solar para produzir energia elétrica de um modo eficiente na estrutura do painel. O conceito já foi testado no Paço dos Duques, em Guimarães.
O concurso em Frankfurt é apoiado pela associação internacional TensiNet e pela plataforma Architonic, sendo destinado a estudantes e jovens profissionais de arquitetura, engenharia civil e design de produto, valorizando soluções inovadoras com materiais têxteis para problemas atuais.
Luani Martins Costa, nascida há 25 anos em Santa Catarina (Brasil) e a viver em Guimarães, é investigadora do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) e do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), ambos na Uminho.
Informação em destaque
Covid-19: 801 casos confirmados em Guimarães
04 de Junho, 2020
Conselho Consultivo para o Turismo de Guimarães
04 de Junho, 2020
CMG adquiriu bicicletas elétricas para partilha entre serviços
04 de Junho, 2020
Bolsa Amélia Rey Colaço com mais de 70 candidaturas
04 de Junho, 2020
Guimarães catapulta empresas para a transformação digital
04 de Junho, 2020
Parque de Campismo da Penha reabre esta 5f
04 de Junho, 2020
Publicidade