Investigadora da UMinho premiada na Alemanha
09 de Maio, 2017
Luani Costa, da Universidade do Minho, recebe esta terça-feira o primeiro prémio do concurso “Estruturas Têxteis para Novas Construções”, na reputada Techtextil 2017 - Feira Internacional de Têxteis Técnicos e Fibras, em Frankfurt, na Alemanha.
A autora criou um painel inteligente com as propriedades de uma folha, para aplicar em fachadas e coberturas de construções. Com a aplicação de células solares orgânicas na superfície, pode-se aproveitar a luz solar para produzir energia elétrica de um modo eficiente na estrutura do painel. O conceito já foi testado no Paço dos Duques, em Guimarães.
O concurso em Frankfurt é apoiado pela associação internacional TensiNet e pela plataforma Architonic, sendo destinado a estudantes e jovens profissionais de arquitetura, engenharia civil e design de produto, valorizando soluções inovadoras com materiais têxteis para problemas atuais.
Luani Martins Costa, nascida há 25 anos em Santa Catarina (Brasil) e a viver em Guimarães, é investigadora do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) e do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), ambos na Uminho.
Informação em destaque
Situação pandémica em Guimarães é 'grave'
19 de Outubro, 2020
Contextile 2020 até 25 Outubro
19 de Outubro, 2020
Faleceu o nicolino José Maria Magalhães
19 de Outubro, 2020
AAUM promove START POINT Summit
19 de Outubro, 2020
Governo da Guiné-Bissau em Guimarães para cooperação na área cultural
19 de Outubro, 2020
‘Depressão Bárbara’ coloca distrito em alerta laranja
19 de Outubro, 2020
Publicidade