Padrão do Salado iluminado de amarelo no Dia da Spina Bífida
21 de Novembro, 2016

A iluminação em tons de amarelo do Padrão do Salado, no Largo da Oliveira, em Guimarães, vai assinalar esta segunda-feira, 21 de novembro, o Dia Ibérico da Spina Bífida, uma malformação congénita da coluna vertebral resultante de um defeito na formação das vértebras que causa danos no sistema nervoso central e que ocorre no primeiro mês de gestação devido a um inadequado encerramento do tubo neural.

A ação, desenvolvida em conjunto entre o Município de Guimarães, a Associação Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal, ASBIHP e a Federação de Associações de Spina Bífida de Espanha, tem por objetivo sensibilizar a população para a prevenção de uma malformação que pode provocar a perda de sensibilidade e mobilidade nos membros inferiores e incontinência.

A doença pode ser evitada com a toma de um suplemento farmacológico de folatos antes de engravidar (3 a 6 meses antes) e durante os primeiros 3 meses de gravidez, dado que o tubo neural começa a formar-se por volta do 20º dia de gestação.

As crianças que padecem desta doença têm um maior risco de mortalidade ou de sofrer outras complicações devido ao facto do tubo neural e os nervos não estarem protegidos adequadamente pelos músculos, a pele e os ossos, estando revestidos por uma fina membrana.

Anualmente, nascem em Portugal mais de 100 crianças com defeitos do tubo neural (DTN), provocados pelo incorreto desenvolvimento do sistema nervoso ou do canal neural, dos quais o mais comum é a Spina Bífida.

Informação em destaque
Covid-19: Guimarães regista 789 casos confirmados
27 de Maio, 2020
HSOG retoma acompanhamento durante o trabalho de parto
27 de Maio, 2020
Feira Municipal de Guimarães reabre sexta-feira
26 de Maio, 2020
Guimarães assinala Dia Mundial da Criança com iniciativas digitais
27 de Maio, 2020
Guimarães repudia o desrespeito da TAP em relação ao norte
27 de Maio, 2020
JFTaipas adjudicou requalificação do antigo mercado
27 de Maio, 2020
Publicidade