Sinalética em Guimarães ganha “German Design Award 2017”
03 de Novembro, 2016

O Urbescópio, monóculo de ferro metálico composto por uma base encimada por um tubo circular, que direciona o olhar para a estátua D. Afonso Henriques, a partir do Jardim do Carmo, venceu o German Design Award 2017 na categoria “Sinalização e Sistemas de Orientação”.

Guimarães foi a cidade do país que estreou uma peça que se afirma como a primeira sinalética exclusivamente dedicada ao trânsito pedonal, permitindo uma utilização fácil e acessível aos peões, orientando-os no espaço público e destacando pontos notáveis da paisagem urbana.

Criado pelo Projeto Cosimo, o Urbescópio foi inaugurado em Guimarães no âmbito da requalificação do Largo Martins Sarmento, cujo projeto é da autoria do arquiteto Miguel Frazão.

O monóculo destaca-se pela inclusão de um tirante que permite a deteção do Urbescópio por pessoas cegas ou de baixa visão, bem como pela altura do monóculo que permite a sua utilização por cidadãos com mobilidade condicionada.

O prémio é organizado pelo German Design Council, com o propósito de reconhecer produtos e projetos inovadores, os seus produtores e designers.

Informação em destaque
Covid-19: 466 novos casos registados numa semana
15 de Janeiro, 2021
Teleférico de Guimarães encerrado até 30 de janeiro
15 de Janeiro, 2021
Restrições no contexto de confinamento para Guimarães
15 de Janeiro, 2021
‘A Oficina’ suspende atividades e encerra espaços culturais
14 de Janeiro, 2021
Portugal já entrou no novo confinamento
15 de Janeiro, 2021
IPMA: distrito de Braga em alerta devido ao frio
15 de Janeiro, 2021
Publicidade