Quatro inaugurações, uma sessão solene no Paço dos Duques de Bragança, evocativa do 888º aniversário da comemoração da Batalha de São Mamede de 1128, quatro dias de Feira Afonsina e a assinatura do protocolo de geminação com a cidade francesa de Montluçon fazem parte do conjunto de iniciativas promovidas este ano pela Câmara Municipal de Guimarães para assinalar o “Dia Um de Portugal”, ao longo de todo o dia desta sexta-feira, 24 de junho.
Na sexta-feira, às 09 horas, decorre a cerimónia do hastear de bandeiras no edifício dos Paços do Concelho, realizando-se meia hora depois a primeira inauguração do dia, em Urgezes. Nessa altura, ficar-se-á a conhecer a nova “Casa Primavera”, prédio social que a Câmara de Guimarães transformou num edifício ambientalmente sustentável.
Às 10:30 horas, será inaugurado o Parque de Lazer de Ardão, em Silvares, enquanto uma hora depois é a vez do Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, proceder à inauguração do ramal de acesso da rotunda de Mouril à Variante de Creixomil, obra que permitirá descongestionar o trânsito na estrada que liga Pevidém (EN310) à rotunda de Silvares (EN206.
A manhã do dia 24 de junho termina com a realização de uma eucaristia solene, às 12:30 horas, na Igreja da Oliveira.
Depois do almoço com delegações das cidades geminadas com Guimarães, a tarde será preenchida com a inauguração da reabilitação do Largo de Donães, no Centro Histórico, a partir das 15:30 horas, sendo devolvido à fruição pública um quarteirão situado entre a Rua da Rainha e a Rua Egas Moniz.
Às 16:30 horas, ficar-se-á a conhecer o Centro Interpretativo do Castelo de Guimarães e, uma hora depois, tem início a sessão solene evocativa do “24 de Junho - Dia Um de Portugal”, no Paço dos Duques de Bragança, presidida pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.
Na cerimónia, será formalizado o protocolo de geminação com Montluçon (França), além da tradicional aposição de condecorações honoríficas.