Comemorações do 888º aniversário da Batalha de São Mamede
24 de Junho, 2016

Quatro inaugurações, uma sessão solene no Paço dos Duques de Bragança, evocativa do 888º aniversário da comemoração da Batalha de São Mamede de 1128, quatro dias de Feira Afonsina e a assinatura do protocolo de geminação com a cidade francesa de Montluçon fazem parte do conjunto de iniciativas promovidas este ano pela Câmara Municipal de Guimarães para assinalar o “Dia Um de Portugal”, ao longo de todo o dia desta sexta-feira, 24 de junho.

Na sexta-feira, às 09 horas, decorre a cerimónia do hastear de bandeiras no edifício dos Paços do Concelho, realizando-se meia hora depois a primeira inauguração do dia, em Urgezes. Nessa altura, ficar-se-á a conhecer a nova “Casa Primavera”, prédio social que a Câmara de Guimarães transformou num edifício ambientalmente sustentável.

Às 10:30 horas, será inaugurado o Parque de Lazer de Ardão, em Silvares, enquanto uma hora depois é a vez do Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, proceder à inauguração do ramal de acesso da rotunda de Mouril à Variante de Creixomil, obra que permitirá descongestionar o trânsito na estrada que liga Pevidém (EN310) à rotunda de Silvares (EN206.

A manhã do dia 24 de junho termina com a realização de uma eucaristia solene, às 12:30 horas, na Igreja da Oliveira.

Depois do almoço com delegações das cidades geminadas com Guimarães, a tarde será preenchida com a inauguração da reabilitação do Largo de Donães, no Centro Histórico, a partir das 15:30 horas, sendo devolvido à fruição pública um quarteirão situado entre a Rua da Rainha e a Rua Egas Moniz.

Às 16:30 horas, ficar-se-á a conhecer o Centro Interpretativo do Castelo de Guimarães e, uma hora depois, tem início a sessão solene evocativa do “24 de Junho - Dia Um de Portugal”, no Paço dos Duques de Bragança, presidida pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

Na cerimónia, será formalizado o protocolo de geminação com Montluçon (França), além da tradicional aposição de condecorações honoríficas.

Informação em destaque
CVR recebe mais de 500 mil euros com projeto europeu
25 de Novembro, 2020
Guimarães apresenta plataforma digital para compras em segurança
25 de Novembro, 2020
Guimarães integra projeto “Vamos Salvar Portugal”
25 de Novembro, 2020
Desincoop assinala Dia Laranja
25 de Novembro, 2020
PSD defende Fundo de Apoio à Economia Local
25 de Novembro, 2020
Vizela atribuí Cheque Família às famílias carenciadas e numerosas
25 de Novembro, 2020
Publicidade