BE exige intervenção urgente na separação das águas pluviais e saneamento em Donim.. Vimágua refuta responsabilidades
21 de Abril, 2016

Os problemas ambientais continuam a ser detectados em Donim, concretamente junto à ponte, onde a estação para drenar o saneamento está há algum tempo a despejar esgotos no Rio Ave.

A Vimágua já veio refutar qualquer responsabilidade nesta matéria. Em comunicado enviado às redacções, a empresa esclarece que ‘que o trabalho de fiscalização e identificação de ligações indevidas à rede de saneamento (utilizando máquina de fumos e corantes) decorreu de setembro de 2014 a fevereiro de 2015, pelo que o “trabalho de casa” da Vimágua, relativamente, à freguesia de Donim, encontra-se concluído’, pode ler-se.

A empresa refere ainda que ‘resta às Águas do Norte encontrar a solução técnica para elevação dos caudais que afluem à nova Estação Elevatória de Águas Residuais, localizada a montante da ponte de Donim, no Concelho da Póvoa de Lanhoso, por forma a salvaguardar o ecossistema do Rio Ave’.

De acordo com o Jornal de Notícias, as recentes obras, no valor de 75 mil euros, realizadas pelas Águas do Norte, não impediram que as descargas acontecessem, levando a GNR a levantar um auto de contraordenação.

Perante esta situação, o Bloco de Esquerda veio já a público requerer a intervenção urgente da CM de Guimarães e da CM de Póvoa de Lanhoso, com o objetivo de levar a cabo as obras necessárias para a correta separação das águas pluviais e de saneamento da zona abrangida por aquela estação de drenagem.

Informação em destaque
Workshop Ibero Brasileiro sobre Áreas Protegidas
22 de Maio, 2019
UMinho entrega Bolsas de Excelência
22 de Maio, 2019
Medalha de Honra do Município atribuída a Marcelo Rebelo de Sousa
21 de Maio, 2019
Inscrições para o voluntariado da Feira Afonsina
21 de Maio, 2019
Campanha para as Eleições Europeias continua em Guimarães
22 de Maio, 2019
Braga Romana – 22 a 26 Maio
22 de Maio, 2019
Publicidade