Adaptação da “Casa de Donães” para sede da ACT
30 de Março, 2016

A Câmara Municipal de Guimarães procedeu ao início da adaptação do edifício “Casa de Donães” para sede da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), cujos serviços passarão a ficar instalados no Centro Histórico após a conclusão da obra de reabilitação.

A intervenção, orçada em 208 mil euros, valor ao qual acresce a taxa de IVA em vigor, tem um prazo de execução de 90 dias, o que significa que estará concluída no decurso do próximo mês de junho.

O edifício, antiga casa de habitação do séc. XIX, insere-se num lote com três frentes e empena lateral, desenvolve-se em quatro pisos, é estruturado a madeira (pavimentos e cobertura) e encontra-se localizado na área classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade.

A obra, que visa fundamentalmente dotar a Casa Donães com condições de habitabilidade e funcionalidade, contribuirá para uma adequada recuperação do edificado no Centro Histórico de Guimarães, utilizando-se técnicas tradicionais de construção e mantendo-se a tipologia como elemento base de estruturação do lote e elemento mediador com a cidade.

As alterações necessárias vão de encontro ao cumprimento dos requisitos programáticos propostos pela Autoridade para as Condições do Trabalho, respeitando os critérios mencionados, com a recuperação e consolidação de todas as estruturas em madeira (pavimentos, paredes e cobertura), recuperação de caixilharias, tetos em madeira, tetos estucados e pintados cuja estrutura de suporte é o fasquio (hall de entrada e caixa de escadas), rodapés e claraboia e respetivo teto em estuque com desenho decorativo.

Informação em destaque
50ª sessão do Café Memória de Guimarães
22 de Fevereiro, 2020
Contratos para apoio a clubes e associações desportivas
22 de Fevereiro, 2020
Rali Sprint: condenados pela morte de três espectadores
22 de Fevereiro, 2020
Dia de Creixomil assinala-se este sábado
22 de Fevereiro, 2020
AM aprova moção de condenação ao racismo
22 de Fevereiro, 2020
AAELG promove plantação de pinheiros
22 de Fevereiro, 2020
Publicidade