Primeiro-Ministro em Guimarães visita esta sexta-feira o PIEP
04 de Março, 2016

O Primeiro-Ministro António Costa estará esta sexta-feira, 04 de março, em Guimarães, às 11:30 horas, para visitar as instalações do Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), localizado no Campus de Azurém da Universidade do Minho, acompanhado pelo Reitor António M. Cunha e pelo Presidente do Município, Domingos Bragança.

A visita realiza-se depois de ser formalizada, na Reitoria, a segunda fase do projeto de Investigação e Desenvolvimento (I&D), realizada em parceria pela Bosch Car Multimedia Portugal e a UMinho.

O projeto, considerado pelo Governo como sendo de interesse estratégico nacional, tem como foco o desenvolvimento de soluções que vão moldar o futuro da mobilidade, estando previsto um investimento de cerca de 55 milhões de euros e o registo de 22 patentes até 2018.

A primeira fase da parceria contou com um investimento de 19 milhões de euros entre 2012 e 2015, permitindo o registo de 12 patentes.

A segunda fase, denominada “Innovative Car HMI”, vai exigir a contratação de mais de 90 novos engenheiros pela Bosch, com diversas especializações, e 170 bolseiros de diferentes Escolas da UMinho. Serão, no total, mais de 550 profissionais altamente qualificados a trabalhar exclusivamente no projeto.

O PIEP é uma entidade privada de I&DT, de matriz marcadamente tecnológica e científica, que desenvolve e apoia a criação de produtos inovadores, tecnologias de processamento e ferramentas produtivas, bem como potencia a criação e a transferência de conhecimento resultante da atividade de parceria com a indústria no domínio da engenharia de polímeros e compósitos.

Ocupando uma área total de 3000 m2 e um investimento superior a 7 milhões de euros, as instalações reúnem condições de excelência para o exercício da atividade de I&DT em parceria com a indústria nacional e estrangeira de variados sectores.

Informação em destaque
PSP: Apreensão de material furtado
29 de Março, 2017
Seminário “Trabalho, Sociedade e Tecnologia”
29 de Março, 2017
Fibrenamics Green : 'Innovation Open-Day'
29 de Março, 2017
Palacete de Santiago: ‘A ciência na ponta dos dedos’
29 de Março, 2017
PS candidata João Miranda à Junta de Freguesia de Pencelo
29 de Março, 2017
UMinho lança JobLab
28 de Março, 2017
Publicidade