JpG critica declarações de secretária de estado da cultura
02 de Fevereiro, 2016

A Coligação Juntos por Guimarães critica as declarações da secretária de estado da cultura que, numa visita recente à cidade berço, referiu que Guimarães é incomparável a Lisboa e Porto, isto a propósito da manifestação de intenção por parte da Câmara Municipal de que o Governo possa comparticipar nos custos de alguns dos equipamentos culturais construídos no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2012, tal como faz com equipamentos culturais em Lisboa e no Porto.

Em nota enviada à imprensa, a Coligação refere que ‘a governante, ainda recente e sem experiência na função, possa ter tido um momento de infelicidade’, no entanto, dizem ser necessário que a Câmara e os seus eleitos ‘tomem uma posição mais firme na defesa de Guimarães’.

É ainda destacado que ‘Guimarães foi proposta para Capital Europeia da Cultura pelo Governo de Portugal. Pelo que cabe aos governos assumir as consequências dessa indicação’.

Salientando que ‘os equipamentos não são comparáveis’, a Coligação Juntos por Guimarães desafia o Governo ‘a considerar os equipamentos culturais de Guimarães proporcionalmente ao que considera os equipamentos culturais de Lisboa e Porto’.

PSD, CDS e MPT referem ainda que ‘apesar de ser legítima esta pretensão de Guimarães, a Câmara de Guimarães andou mal ao não assegurar a participação e o envolvimento do Governo aquando da projeção e previamente à construção dos equipamentos. Essa era parte importante da estratégia de sustentabilidade dos equipamentos’.

Informação em destaque
Grupo Folclórico de Souto celebra 60 anos
19 de Maio, 2019
Confraternização de Ponte a S. Torcato realiza-se domingo
19 de Maio, 2019
AVCPV constrói ‘passadeira solidária’
19 de Maio, 2019
Festas em honra de Nossa Senhora de Fátima - Tabuadelo
18 de Maio, 2019
Eleições Europeias: ações de campanha em Guimarães
18 de Maio, 2019
Prémio Príncipe da Beira com candidaturas abertas
19 de Maio, 2019
Publicidade