CCDR: “Sustentabilidade das Finanças Públicas”
23 de Maio, 2014
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) vai realizar em Guimarães, na próxima terça-feira, 27 de maio, um seminário intitulado “Sustentabilidade das Finanças Públicas: Nova Lei das Finanças Locais e Documento de Estratégia Orçamental 2014/2018”.
A iniciativa, agendada para o Centro Cultural de Vila Flor, realiza-se durante todo o dia, com a sessão de abertura a ter início às 10:30 horas, pelo Presidente do Conselho Regional do Norte, Paulo Cunha, seguindo-se, pelas 10:45 horas, uma apresentação sobre as principais alterações da nova lei das Finanças Locais, a cargo da Diretora de Serviços da CCDR-N, Manuela Gomes.
A sessão continuará com uma abordagem ao tema da “Execução Orçamental e Desequilíbrios Financeiros das Autarquias Locais”, com referência à Região Norte, por intermédio de Rui Nuno Baleiras, Vogal Executivo do Conselho das Finanças Públicas e Professor na Universidade do Minho, e Miguel Almeida, do Conselho das Finanças Públicas.
A manhã de trabalho encerrará com uma intervenção de Francisco Veiga, Professor na Universidade do Minho, na qual tratará a temática do “Equilíbrio orçamental, limites ao endividamento e mecanismos de recuperação financeira: O Fundo de Apoio Municipal”, seguindo-se a realização de um debate sobre este assunto. De tarde, pelas 14:45 horas, principia o módulo “Análise do Conselho das Finanças Públicas”, liderado por Teodora Cardoso, Presidente do Conselho das Finanças Públicas.
Às 15:30 horas, decorrerá um debate acerca do "Documento de Estratégia Orçamental 2014/2018: Que Impactos no País e na Região do Norte". Emídio Gomes, Presidente da CCDR-N, vai moderar um painel que terá como oradores Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, João Loureiro, Professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e José António Barros, Presidente da Associação Empresarial de Portugal. Pelas 17 horas, está prevista a realização de um debate acerca deste tema.
Informação em destaque
CIMs pedem urgência no reforço da prevenção nos lares de idosos
05 de Abril, 2020
ES Taipas promove campanha “Ajude quem quer aprender”
04 de Abril, 2020
Covid-19: 175 casos confirmados em Guimarães
04 de Abril, 2020
Funcionamento da Área Dedicada à COVID-19 no CS da Amorosa
04 de Abril, 2020
JF Urgezes promove projeto “Por Si, Nós Vamos”
04 de Abril, 2020
AAUM cancela atividades presenciais até ao final de Junho
04 de Abril, 2020
Publicidade