Autarca envia carta ao Ministro da Saúde
18 de Abril, 2014
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, redigiu uma exposição por escrito ao Ministro da Saúde, Paulo Macedo, a questionar se o Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) irá perder, de imediato ou a prazo, os serviços de Gastroenterologia, Cardiologia e Cuidados Intensivos Cardíacos, Pneumologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Oncologia, Neonatologia, incluindo a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, Imunoalergologia, Obstetrícia e Ginecologia, incluindo o Bloco de Partos e Medicina da Reprodução, Dermatologia, Urologia, Cirurgia Vascular, e Anatomia Patológica.
Domingos Bragança afirma que o teor da Portaria nº 82/2014, publicada no passado dia 10 de abril, suscita “graves preocupações aos vimaranenses e ao Município”, bem como às populações e concelhos vizinhos.
O Presidente do Município de Guimarães pretende ainda saber se o Centro Hospitalar do Alto Ave será mesmo integrado no denominado Grupo I, tendo em conta que existem hospitais de menor dimensão e com menor diferenciação no Grupo II.
O responsável pela Autarquia vimaranense entende que a falta destas valências constituiria “perda grave para o Hospital, comprometendo seriamente a qualidade da prestação dos serviços de saúde às nossas populações, sem que se consiga encontrar qualquer explicação minimamente plausível”. O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães defende que a Portaria nº 82/2014 não considerou todas as especificidades que qualificam o hospital e o serviço que presta. “Se o tivesse feito, teria sido o nosso Hospital classificado no Grupo II onde estão, aliás, outros hospitais de menor dimensão e diferenciação. Queremos acreditar que, imperando a ponderação e bom senso, não se aplicarão estas medidas”, reafirma Domingos Bragança, considerando o assunto “demasiado sério” para que a dúvida possa permanecer.
Informação em destaque
Parlamento dos Jovens no Colégio do Ave
18 de Janeiro, 2019
Concurso de Ideias Projeto Empreendedorismo 2018/19
17 de Janeiro, 2019
“Portugal 2020 – Incentivos ao Investimento”
16 de Janeiro, 2019
Noite de Reis na ADCL
18 de Janeiro, 2019
Estrutura de Missão convoca vimaranenses
18 de Janeiro, 2019
Prisão preventiva para suspeitos de tráfico
18 de Janeiro, 2019
Publicidade