Autarca envia carta ao Ministro da Saúde
18 de Abril, 2014
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, redigiu uma exposição por escrito ao Ministro da Saúde, Paulo Macedo, a questionar se o Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) irá perder, de imediato ou a prazo, os serviços de Gastroenterologia, Cardiologia e Cuidados Intensivos Cardíacos, Pneumologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Oncologia, Neonatologia, incluindo a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, Imunoalergologia, Obstetrícia e Ginecologia, incluindo o Bloco de Partos e Medicina da Reprodução, Dermatologia, Urologia, Cirurgia Vascular, e Anatomia Patológica.
Domingos Bragança afirma que o teor da Portaria nº 82/2014, publicada no passado dia 10 de abril, suscita “graves preocupações aos vimaranenses e ao Município”, bem como às populações e concelhos vizinhos.
O Presidente do Município de Guimarães pretende ainda saber se o Centro Hospitalar do Alto Ave será mesmo integrado no denominado Grupo I, tendo em conta que existem hospitais de menor dimensão e com menor diferenciação no Grupo II.
O responsável pela Autarquia vimaranense entende que a falta destas valências constituiria “perda grave para o Hospital, comprometendo seriamente a qualidade da prestação dos serviços de saúde às nossas populações, sem que se consiga encontrar qualquer explicação minimamente plausível”. O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães defende que a Portaria nº 82/2014 não considerou todas as especificidades que qualificam o hospital e o serviço que presta. “Se o tivesse feito, teria sido o nosso Hospital classificado no Grupo II onde estão, aliás, outros hospitais de menor dimensão e diferenciação. Queremos acreditar que, imperando a ponderação e bom senso, não se aplicarão estas medidas”, reafirma Domingos Bragança, considerando o assunto “demasiado sério” para que a dúvida possa permanecer.
Informação em destaque
Sarau de Dança e Fitness no Multiusos de Guimarães
21 de Abril, 2018
S. Torcato apresenta ponto de água para combate aos incêndios
21 de Abril, 2018
Prémio Príncipe da Beira atribuído a Sílvia Vieira
21 de Abril, 2018
SMS: Dia Mundial do Livro
21 de Abril, 2018
Brigada Verde de Pencelo apresentada este sábado
21 de Abril, 2018
“Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega”
20 de Abril, 2018
Publicidade