Supercomputador instalado em Guimarães
15 de Fevereiro, 2021

O novo supercomputador Deucalion adquirido pela União Europeia vai ser instalado no Avepark, em Guimarães, e vai dotar Portugal de capacidade computacional para o desenvolvimento de simulações em todas as áreas da ciência e investigação.

O agregado computacional pesa 26 toneladas e consome cerca de 1,7 MegaWatts, mas tem na capacidade de processamento a principal característica: 10 PetaFlops. O que significa que terá a capacidade para executar 10 mil biliões de instruções por segundo.

O investimento está orçado em 20 milhões de euros Esta ação resulta da uma estreita colaboração da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com a Câmara de Guimarães e a Universidade do Minho.

A Câmara de Guimarães já estabeleceu um memorando de entendimento com a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Universidade do Minho com vista à instalação do Minho Advanced Computing Centre (MACC) no Avepark, que vai gerir o novo supercomputador.

A Câmara assumiu a aquisição do lote 15 no AvePark, incluindo o imóvel existente, destinado a alojar o MACC. O supercomputador Deucalion chegará ao abrigo da Empresa Comum para a Computação Europeia de Alto Desempenho (EUROHPC), uma iniciativa da União Europeia criada em 2018 que visa tornar a Europa líder mundial no domínio da supercomputação.

Informação em destaque
Programa Mentorias UMinho 2021 já arrancou
05 de Março, 2021
Nova Ágora 2021 começa esta sexta-feira
05 de Março, 2021
Guimarães implementa projeto que premeia cidadãos que reciclam
05 de Março, 2021
Lions promove debate sobre 'Inteligência Artificial'
05 de Março, 2021
PSD: Bruno Fernandes confirmado como candidato à Câmara
04 de Março, 2021
Circulação entre concelhos volta a estar proibida a partir das 20h
05 de Março, 2021
Publicidade