AvePark vai receber o supercomputador Deucalion
22 de Dezembro, 2020
Um dos oito supercomputadores adquiridos pela União Europeia vai ser instalado no AvePark em meados de 2021.
O executivo vimaranense aprovou esta segunda-feira, em sede de reunião de câmara, um memorando de entendimento com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Universidade do Minho com vista à instalação deste supercomputador, bem como à criação de condições para o acolher.
Já na tarde de ontem, o presidente da Câmara de Guimarães reuniu, nas instalações da CCDR-N, com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e com o presidente da CCDR-Norte, António M. Cunha, para dar sequência às iniciativas destinadas à implementação do MACC em Guimarães.
 
Esta concretização enquadra-se num dos objetivos do Plano de Ação do Gabinete de Crise e da Transição Económica, descrito como objetivo de médio prazo, que é o de contribuir para a construção de um novo modelo de sociedade que aposte no desenvolvimento de uma economia de base digital, marcada pela geração, transmissão, acesso e processamento de grandes quantidades de informação, consubstanciadas em desenvolvimentos como a internet das coisas, as comunicações 5G, a computação de proximidade ou de alta performance, a inteligência artificial, o processamento de voz natural e a realidade virtual e aumentada, entre outros.
 
Nesse sentido, a instalação do MACC no AvePark deve ser entendida como o resultado do alinhamento estratégico e concertação de esforços entre parceiros públicos e privados. O MACC, estrutura que albergará o supercomputador e que se destina a prestar serviços de computação avançada, foi promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em conjunto com a Universidade do Minho, e faz parte do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico, integrando-se na Rede Ibérica de Computação Avançada.
 
O denominado Deucalion é supercomputador de nível peta escala, capaz de realizar 10 mil biliões de operações por segundo, com uma arquitetura na fronteira da tecnologia para utilização pela comunidade científica e empresarial. Pesa aproximadamente 26 toneladas e tem uma dissipação de 1,7 Megawatts de potência elétrica.
Informação em destaque
Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
19 de Abril, 2021
Paço dos Duques e Castelo assinalam DIMS
18 de Abril, 2021
Teleférico de Guimarães reabriu ao público
18 de Abril, 2021
‘Movimentos Bruxos’ no Palácio Vila Flor
19 de Abril, 2021
Reunião do executivo realiza-se esta segunda-feira
19 de Abril, 2021
Universidade do Minho abre as suas portas em formato online
18 de Abril, 2021
Publicidade