Green Week Guimarães 2020
07 de Outubro, 2020

Está de volta a semana verde à Cidade Berço. A Green Week Guimarães 2020 acontece de 10 a 18 de outubro, em moldes distintos de anos anteriores por força da pandemia de COVID-19, com um conjunto de iniciativas que pretendem alertar e sensibilizar a população para a defesa do ambiente e para a sustentabilidade ambiental.

Do programa destaca-se a conferência final do projeto europeu RiskAquaSoil, do qual o Laboratório da Paisagem é parceiro. Para além de uma conferência sobre a gestão da água e dos solos, que terá lugar no dia 16, está agendada uma exposição fotográfica sobre a Veiga de Creixomil, bem como uma ação de formação dirigida aos técnicos municipais sobre flora autóctone, na gestão do espaço público sem herbicidas e uma outra, mais prática, sobre técnicas de remoção de flora invasora.

Destaque ainda para a apresentação pública do projeto “Aqualastic”, recentemente financiado pelo Fundo Ambiental. Ao longo da semana estão programadas outras exposições e atividades, como uma ação de observação de aves na Veiga de Creixomil, para assinalar o Dia Mundial das Aves Migratórias, ou o lançamento do livro de um projeto finalizado do Laboratório da Paisagem, “Lagoas e Charcas do rio Ave”.

A programação deste ano inclui ainda atividades do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães, nomeadamente a atividade “Pequenos Exploradores”, que terá lugar no Parque da Cidade, no dia 17, e uma exposição fotográfica de insetos “Ptera | Asa”.

Também a Resinorte se associou uma vez mais à semana do ambiente de Guimarães, com dois webinars sobre a temática da reciclagem em tempo de pandemia, destinados à comunidade escolar e ao público em geral.

Por fim, há ainda um convite para que possa descobrir mais sobre as boas-práticas de sustentabilidade em Guimarães, percorrendo uma rota que inclui um conjunto de locais como a Academia de Ginástica, as Bacias de Retenção, ou a Horta Pedagógica.

Informação em destaque
MetroBus dá resposta ao sistema urbano dos Municípios
27 de Outubro, 2020
UMinho: 3.º ano da licenciatura em Teatro sem aulas presenciais
27 de Outubro, 2020
Lions suspendem peditório de rua da LPCC 2020
26 de Outubro, 2020
AAUM lança plataforma ‘VoluntáriUM’
27 de Outubro, 2020
Atribuídos mais de 600 mil euros para obras em freguesias
27 de Outubro, 2020
Tribunal de Fafe com sala de audiências para o Juízo de Família e Menores
27 de Outubro, 2020
Publicidade