“Ave para Todos” junta autarcas e brigadas verdes
03 de Fevereiro, 2020

O Workshop “Ave para Todos”, uma ação de capacitação destinada a todos os presidentes de junta e responsáveis pelas Brigadas Verdes do Concelho de Guimarães decorreu no sábado, no Laboratório da Paisagem.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Guimarães, o Laboratório da Paisagem e a Estrutura de Missão Guimarães 2030, insere-se num conjunto de outros eventos que têm vindo a ser integrados num plano de salvaguarda do Rio Ave, dando cumprimento à estratégia de sustentabilidade ambiental que o Município abraçou desde 2017.

Ao Presidente da Câmara, Domingos Bragança, coube presidir à abertura da sessão de trabalho. Dirigindo-se aos presentes, reforçou a sua aposta no caminho que Guimarães está a percorrer e salientou a necessidade de todos estarem imbuídos de “vontade e convicção”.

Para o Edil, “são necessárias competências para que os objetivos sejam alcançados”. Domingos Bragança disse ainda que “precisamos de emoção e contentamento para superar as dificuldades do caminho”, insistindo mais uma vez na importância do conhecimento para que as ações no terreno sejam as mais corretas e eficazes. “Temos estado nas escolas a dar a conhecer o nosso projeto através da nossa equipa de especialistas do Laboratório da Paisagem, pois sabemos que a consciência ambiental se desenvolve desde os primeiros tempos”, disse.

“Queremos repetir a nossa candidatura a Capital Verde Europeia, melhorando os aspetos que estiveram menos cuidados, como é o caso do item da Água, e continuar a reforçar os pontos positivos. Recorde-se que na componente de governança através da participação cívica, Guimarães foi elogiada pelo júri da candidatura a CVE 2020 pelo exemplo dado pelo envolvimento das Brigadas Verdes. “Temos matéria-prima para continuarmos o trabalho já encetado na melhoria dos índices que nos permitam alcançar os objetivos, e a limpeza dos cursos de água, como o Rio Ave, é fundamental”, frisou.

A sessão de trabalho teve uma componente prática, junto ao Rio Selho, que teve como objetivo o preenchimento de uma ficha de observação, destinada a realizar um diagnóstico por todo o concelho que permita avaliar as condições de todo o percurso do Rio Ave.

Informação em destaque
Número de desempregados volta a aumentar em Guimarães
23 de Setembro, 2020
UMinho apresenta estudo sobre aprendizagem na pandemia
23 de Setembro, 2020
Obra da requalificação da Centralidade das Taipas
23 de Setembro, 2020
Dia Mundial do Turismo com descontos em Guimarães
23 de Setembro, 2020
Aberto procedimento para a segunda fase da construção da Ecovia
23 de Setembro, 2020
MP acusa 13 adeptos do Braga por refrega em Guimarães
23 de Setembro, 2020
Publicidade