UNU-EGOV comemora o 74º aniversário da Nações Unidas
24 de Outubro, 2019

Comemora-se hoje, 24 de outubro de 2019, o Dia das Nações Unidas e o 74º aniversário da fundação da Organização das Nações Unidas, efetuada em 1945.

A funcionar no Campus de Couros, em parte do edifício da antiga fábrica Freitas & Fernandes, a Unidade de Governações Eletrónica da Universidade das Nações Unidas, dirigida pela Professora Delfina Soares, preparou um programa de celebração que teve a sua abertura oficial ao início da manhã, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e de um conjunto de investigadores e colaboradores da Universidade das Nações Unidas e da Universidade do Minho.

Delfina Soares, Diretora da UNU-EGOV, dirigiu-se aos presentes começando por dizer que o dia “é especial”, pois em boa hora decidiram celebrar o Dia das Nações Unidas. “É especial não só para nós, que fazemos parte do sistema das Nações Unidas, mas também para todos os cidadãos, pela importância que a ONU tem no contexto mundial.

“O dia 24 de outubro é o dia da criação da instituição e estamos com muita felicidade aqui reunidos para celebrar esta data”, disse. “Estamos a lutar pelos princípios da carta, com a responsabilidade que isso nos traz, e o respeito pelo trabalho de todos os que pertencem à organização cresce a cada dia”, afirmou.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara, começou por salientar o trabalho excecional que é desenvolvido na UNU-EGOV, em Couros, que necessita ser dado a conhecer ao público em geral, uma vez que, para os agentes envolvidos nos processos de modernização eletrónica, Guimarães é já uma referência internacional.

“As Nações Unidas é a instituição de maior dimensão à escala mundial. A UNU-EGOV tem um papel fundamental na persecução dos objetivos da ONU, pois ao munir os diversos países com as competências para uma governação cada vez mais eficiente e célere contribui para o bem-estar geral e para o bom funcionamento das instituições”, referiu.

A UNU-EGOV é um centro de investigação dedicado à governação eletrónica, situado em Guimarães desde 2014. Conta atualmente com uma equipa de 30 pessoas, de várias nacionalidades e é, até à data, a única instituição da ONU em Portugal que não está sediada em Lisboa. A UNU-EGOV faz parte da Universidade das Nações Unidas, sediada em Tóquio, e cuja fundação remonta a 1974. Possui vários Institutos e Programas localizados em doze países.

Informação em destaque
Colégio do Ave apresenta incubadora de ideias
23 de Outubro, 2020
Necessidades da computação avançada debatidas na UMinho
23 de Outubro, 2020
Guimarães e Braga vão ficar ligadas por um Metrobus
22 de Outubro, 2020
Oficina cancela espetáculos até 7 de Novembro
23 de Outubro, 2020
Equipa multidisciplinar de saúde no apoio às escolas
22 de Outubro, 2020
IPCA organiza conferência mundial online
23 de Outubro, 2020
Publicidade