Guimarães adere ao projeto “Tropa Verde”
14 de Outubro, 2019

Guimarães é o primeiro Município em Portugal a aderir ao projeto “Tropa Verde”, que visa premiar os cidadãos que reciclam, através da plataforma e protocolo de colaboração com vários parceiros.

A apresentação do projeto terá lugar na segunda-feira, 14 de outubro, às 15h00, numa sessão pública aberta a todos os parceiros que manifestam vontade em associarem-se a este projeto ambiental. O projeto “Tropa Verde” pretende recompensar os cidadãos que façam a separação dos seus resíduos, através da criação de uma plataforma digital onde o cidadão poderá trocar as suas estrelas (pontos) que recebe no momento em que entrega os seus resíduos recicláveis por descontos ou ofertas de produtos ou serviços. Deste modo, recompensa-se diretamente o cidadão pelo seu comportamento sustentável, responsável e amigo do ambiente.

Santiago de Compostela (Espanha) foi a primeira cidade europeia a implementar o projeto e os resultados foram bastante positivos, conseguindo envolver aproximadamente 30% da população. A ideia crucial do projeto é deter um conjunto variado de parceiros, que disponibilizem, na plataforma digital, os descontos nos seus produtos ou na sua atividade, tornando-os aderentes neste projeto e dessa forma criem um incentivo para que os utilizadores passem a reciclar mais e em contrapartida os aderentes vejam a sua marca associada a um projeto europeu pioneiro ao nível ambiental.

O objetivo deste projeto é simples: reduzir os resíduos passiveis de serem reciclados na fração indiferenciada, aumentar a reciclagem, bem como sensibilizar e responsabilizar os cidadãos a adotar hábitos mais eco-conscientes.

Informação em destaque
Seminário Internacional: “Cidades Ativas, pessoas (mais) Felizes”
20 de Novembro, 2019
EB1 da Pegada vai hastear Bandeira Verde
20 de Novembro, 2019
Edgar Morin em Guimarães esta quarta-feira
20 de Novembro, 2019
Exposição "Antigos Instrumentos de Tortura"
20 de Novembro, 2019
Conselho Consultivo para o Investimento e Emprego
20 de Novembro, 2019
Secretária de Estado para a Integração na UMinho
19 de Novembro, 2019
Publicidade