Guimarães adere ao projeto “Tropa Verde”
09 de Outubro, 2019

Guimarães é o primeiro Município em Portugal a aderir ao projeto “Tropa Verde”, que visa premiar os cidadãos que reciclam, através da plataforma e protocolo de colaboração com vários parceiros.

A apresentação do projeto terá lugar na segunda-feira, 14 de outubro, às 15h00, numa sessão pública aberta a todos os parceiros que manifestam vontade em associarem-se a este projeto ambiental. O projeto “Tropa Verde” pretende recompensar os cidadãos que façam a separação dos seus resíduos, através da criação de uma plataforma digital onde o cidadão poderá trocar as suas estrelas (pontos) que recebe no momento em que entrega os seus resíduos recicláveis por descontos ou ofertas de produtos ou serviços.

Deste modo, recompensa-se diretamente o cidadão pelo seu comportamento sustentável, responsável e amigo do ambiente. Santiago de Compostela (Espanha) foi a primeira cidade europeia a implementar o projeto e os resultados foram bastante positivos, conseguindo envolver aproximadamente 30% da população.

A ideia crucial do projeto é deter um conjunto variado de parceiros, que disponibilizem, na plataforma digital, os descontos nos seus produtos ou na sua atividade, tornando-os aderentes neste projeto e dessa forma criem um incentivo para que os utilizadores passem a reciclar mais e em contrapartida os aderentes vejam a sua marca associada a um projeto europeu pioneiro ao nível ambiental.

O objetivo deste projeto é simples: reduzir os resíduos passiveis de serem reciclados na fração indiferenciada, aumentar a reciclagem, bem como sensibilizar e responsabilizar os cidadãos a adotar hábitos mais eco-conscientes.

Informação em destaque
Santa Casa realiza obras na Igreja da Misericórdia
15 de Outubro, 2019
Homenagem a José Maria Lima de Carvalho
15 de Outubro, 2019
85º aniversário de abertura do Arquivo Municipal
14 de Outubro, 2019
Exposição "Antigos Instrumentos de Tortura"
15 de Outubro, 2019
CMG apresenta projeto “O Ave para Todos”
15 de Outubro, 2019
V. N. Famalicão – Identificado por posse ilegal de aves
15 de Outubro, 2019
Publicidade