“Popular INATEL na Rua”
11 de Julho, 2019

A partir desta quinta-feira, 11 de julho, decorre o programa “Popular INATEL na Rua” em Guimarães, com várias ações agendadas em locais distintos de cidade como o Jardim da Alameda, Largo da Oliveira ou Plataforma das Artes.

Neste espaço, estão agendados três concertos, com Uxu Kalhus (11 julho, 22h00), Stereossauro (12 de julho, 22h00) e Luís Peixoto (13 de julho, 22h00). Esta iniciativa pretende divulgar as práticas culturais tradicionais, no cumprimento da sua missão e enquanto entidade consultora da UNESCO para a salvaguarda do património cultural imaterial.

Do teatro à dança, da música à etnografia, o “Popular – INATEL na Rua” conta com a participação de Centros de Cultura e Desporto INATEL (CCD), veículos do trabalho associativo desempenhado por milhares de cidadãos que se dedicam à valorização e divulgação da cultura tradicional, bem como de novas abordagens performativas de raiz tradicional.

As iniciativas de “Animação de Rua” começam na quinta-feira, pelas 21h15, no Largo da Oliveira. Às 22h00, na Plataforma das Artes, realiza-se o concerto de Uxu Kalhus, definido como um grupo de folk português algures entre os universos da “fusão” e das “músicas do mundo” em constante renovação das fronteiras do tradicional.

Na sexta-feira, 12 de julho, realiza-se o concerto de Stereossauro, também na Plataforma das Artes (22h00). O mais recente álbum junta a tradição e a modernidade, num cruzamento entre o fado, guitarra portuguesa e a eletrónica com vários convidados da Pop ao Hip Hop, do Fado ao Rock.

No sábado, 13 de julho, está agendado o concerto de Luís Peixoto, músico que conta com vários primeiros lugares discográficos internacionais, como “Melhor composição original” - “Jumping bits” em 2011. Em palco, já acompanhou artistas como Sérgio Godinho, Vitorino, Ana Bacalhau, Virgul, Celina Piedade, entre muitos outros.

Ainda no sábado, durante o dia, o Jardim da Alameda será palco de peças de teatro, atuação de capoeira, jogos tradicionais e atividades desportivas. A animação de rua estende-se pelo Largo da Oliveira durante a noite.

O “Popular INATEL na Rua”, além de Guimarães, vai passar ainda por outras cidades como Angra do Heroísmo, Chaves, Vendas Novas, Coimbra, Covilhã, Seia, Tavira, Beja, Porto, Portalegre, Lisboa e Mafra.

Informação em destaque
Spin-off da UM distinguida pelo Conselho Europeu de Inovação
03 de Agosto, 2020
Gualterianas sem Marcha este ano
03 de Agosto, 2020
Exposições marcam Gualterianas 2020
02 de Agosto, 2020
Paço dos Duques e Castelo abrem às segundas-feiras
03 de Agosto, 2020
Obras de reabilitação na EB1 de Soutelo, em Pinheiro
03 de Agosto, 2020
Atletas da UMinho premiados com Bolsas de Educação
02 de Agosto, 2020
Publicidade