A habitação foi o tema da 11.ª sessão de trabalho do Conselho Consultivo da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável – Guimarães 2030, que reuniu recentemente no Laboratório da Paisagem.
A iniciativa contou com vários membros do Conselho desde responsáveis de associações de moradores de bairros sociais e das ordens dos arquitetos e engenheiros, técnicos municipais, empresários do ramo imobiliário e autarcas, entre outros.
A sessão de trabalho contou com uma apresentação de Carlos Maia, professor do Centro de Estudos da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, que abordou novos conceitos de habitação, como o “co-living” e “cohousing”, que têm por base a partilha do espaço e de despesas onde residem, bem como a criação intencional de comunidade.
O Conselho Consultivo voltará a reunir a 22 de outubro, num encontro alargado que contará com a presença do Comité Externo de Aconselhamento, nomeadamente com Mohan Munasinghe, emérito professor universitário e Prémio Nobel da Paz em 2007, bem como Jane Carruthers e Will Wynn.