Guimarães comemorou o 24 de Junho - Dia Um de Portugal
25 de Junho, 2019

O dever coletivo de comemorar o 24 de Junho, Dia Um de Portugal, foi uma das mensagens que foi deixada na tradicional sessão solene evocativa da Batalha de S. Mamede de 1128, em Guimarães

Domingos Bragança realçou na sua intervenção o “imperativo categórico” de “preservar e honrar a história do nosso país, da nossa cidade e das nossas gentes”. Vincou ainda que “o 24 de junho não comemora apenas Guimarães”, mas antes “comemora um País e comemora um Povo”.

A Sessão Solene realizada no Paço dos Duques de Bragança foi presidida pelo Secretária de Estado Adjunto e da Mobilidade. José Mendes realçou, na sua intervenção, que “o 24 de Junho não é apenas importante para Guimarães” e considerou que “a Portugalidade ficou decidida” na tarde de 24 de Junho de 1128, apontando que “Guimarães é, com toda a legitimidade, reconhecida como Berço da Nação”.

José Mendes disse ainda que “este dia convoca na nossa qualidade de portugueses e é uma oportunidade de olharmos para o passado e projetarmos o futuro.

Aquela primeira tarde portuguesa constituiu o início de uma das mais extraordinárias aventuras vividas por qualquer nação europeia”, salientou.

Nesta cerimónia foram condecorados com medalhas de Mérito Cultural Alexandra Gesta, Carlos Poças Falcão, Francisca Abreu e Isabel Fernandes.

Informação em destaque
Vimaranense Dinis Ribeiro apresenta livro "Religare"
25 de Janeiro, 2020
Lions Clube de Guimarães concedem bolsas de estudo
25 de Janeiro, 2020
Alzheimer na lógica da Gerontologia é tema da 49.ª sessão do Café Memória
25 de Janeiro, 2020
Exposição "Antigos Instrumentos de Tortura"
24 de Janeiro, 2020
Guimarães reconhecida como “Cidade Resiliente”
24 de Janeiro, 2020
Câmara de Famalicão descentraliza serviços de fiscalização
24 de Janeiro, 2020
Publicidade