Estrutura de Missão Guimarães 2030 reúne com jovens
30 de Abril, 2019

“Influenciadores para a Cidade Sustentável” é o tema para a sexta reunião do Conselho Consultivo da Estrutura de Missão Guimarães 2030, a realizar esta terça-feira, 30 de abril, a partir das 15h00, no Laboratório da Paisagem.

A sessão está integrada na Semana Europeia da Juventude 2019, evento europeu que conta com o apoio da Comissão Europeia sob o tema “A democracia e eu”, e terá na sessão de abertura a vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto.

Na era do conhecimento global, do acesso privilegiado às tecnologias e informação digital, em consonância com todas as restantes fontes de informação do passado e presente, pretende-se antecipar níveis de participação cívica mais preponderantes, assentes na consciência coletiva, que sejam por si mesmos mais observáveis do ponto de vista da ação efetiva e com reflexo na continuidade temporal.

Importa perceber, do ponto de vista da construção de projetos com sustentabilidade e em conformidade com as reais necessidades do contexto, a determinação dos fatores impeditivos a uma participação mais envolvida e envolvente.

Assim, nesta sessão do Conselho Consultivo, integrada na Semana Europeia da Juventude 2019, pretende-se recolher junto dos jovens de ensino secundário e profissional, não só o conjunto das noções, conceitos, experiências acerca da questão da participação cívica, como criar um plano de ação que possa responder às suas visões para a cidade, atribuindo-lhes um papel central como efetivos influenciadores da sustentabilidade no seio da sua comunidade.

As reuniões decorrem do funcionamento da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável Guimarães 2030, cujo Conselho Consultivo está representado por mais de 400 organizações do conce lho, aliando o conhecimento científico à gestão do território, com a presença da Universidade do Minho (UM), Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade das Nações Unidas (UNU) e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).

Informação em destaque
Projeto de mediadores municipais e interculturais para Guimarães
24 de Maio, 2019
Guimarães adere à greve estudantil mundial
24 de Maio, 2019
Workshop Ibero Brasileiro sobre Áreas Protegidas
23 de Maio, 2019
MAS inaugura 'Singular do Plural'
24 de Maio, 2019
Eleições Europeias_: Último dia de Campanha
24 de Maio, 2019
UM-Cidades: ciclo sobre territórios inteligentes e sustentáveis
24 de Maio, 2019
Publicidade