Estrutura de Missão Guimarães 2030 reúne com jovens
30 de Abril, 2019

“Influenciadores para a Cidade Sustentável” é o tema para a sexta reunião do Conselho Consultivo da Estrutura de Missão Guimarães 2030, a realizar esta terça-feira, 30 de abril, a partir das 15h00, no Laboratório da Paisagem.

A sessão está integrada na Semana Europeia da Juventude 2019, evento europeu que conta com o apoio da Comissão Europeia sob o tema “A democracia e eu”, e terá na sessão de abertura a vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto.

Na era do conhecimento global, do acesso privilegiado às tecnologias e informação digital, em consonância com todas as restantes fontes de informação do passado e presente, pretende-se antecipar níveis de participação cívica mais preponderantes, assentes na consciência coletiva, que sejam por si mesmos mais observáveis do ponto de vista da ação efetiva e com reflexo na continuidade temporal.

Importa perceber, do ponto de vista da construção de projetos com sustentabilidade e em conformidade com as reais necessidades do contexto, a determinação dos fatores impeditivos a uma participação mais envolvida e envolvente.

Assim, nesta sessão do Conselho Consultivo, integrada na Semana Europeia da Juventude 2019, pretende-se recolher junto dos jovens de ensino secundário e profissional, não só o conjunto das noções, conceitos, experiências acerca da questão da participação cívica, como criar um plano de ação que possa responder às suas visões para a cidade, atribuindo-lhes um papel central como efetivos influenciadores da sustentabilidade no seio da sua comunidade.

As reuniões decorrem do funcionamento da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável Guimarães 2030, cujo Conselho Consultivo está representado por mais de 400 organizações do conce lho, aliando o conhecimento científico à gestão do território, com a presença da Universidade do Minho (UM), Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade das Nações Unidas (UNU) e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).

Informação em destaque
Sessão com Edgar Morin adiada para quinta-feira
20 de Novembro, 2019
Seminário Internacional: “Cidades Ativas, pessoas (mais) Felizes”
20 de Novembro, 2019
EB1 da Pegada vai hastear Bandeira Verde
20 de Novembro, 2019
Exposição "Antigos Instrumentos de Tortura"
20 de Novembro, 2019
Conselho Consultivo para o Investimento e Emprego
20 de Novembro, 2019
Secretária de Estado para a Integração na UMinho
19 de Novembro, 2019
Publicidade