Cinco escolas participam no Parlamento Jovem Europeu
07 de Março, 2019

As Escolas Secundárias Martins Sarmento, Francisco de Holanda, Caldas das Taipas e Santos Simões, assim como a Escola Profissional Profitecla, participam na primeira fase do projeto do Parlamento Jovem Europeu (PJE), com uma sessão de debate agendada para esta quinta-feira, 07 de março, às 15h00, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

O PJE promove uma reflexão estruturada sobre temas inscritos na agenda política europeia e/ou assuntos relevantes no espectro nacional/local, fomentando os laços de amizade e confraternização entre os jovens/municípios participantes. Para o ano de 2019, o PJE assumirá como tema: “Juventude, desporto, atividade física e hábitos saudáveis”.

Com base na estratégia de desenvolvimento e aprofundamento das relações multilaterais europeias, as escolas secundárias e profissionais do concelho de Guimarães, que participam no projeto, apresentam os trabalhos em língua inglesa, iniciando depois um debate plural sobre as diferentes perspetivas oferecidas. Findo este período, as escolas participantes serão avaliadas por um júri interno, composto pelos participantes da sessão parlamentar, e por um júri externo.

Após a atribuição da pontuação final, será encontrado o representante oficial do Município de Guimarães na 2ª fase do Parlamento Jovem Europeu, que decorrerá em maio, na cidade espanhola de Igualada.

No âmbito da estratégia de desenvolvimento e aprofundamento das relações multilaterais europeias, foi assinado em Guimarães, no dia 23 de Junho 2008, um Protocolo Multilateral de Adesão, que criou formalmente a Associação Intermunicipal de natureza europeia, sem fins lucrativos, denominada de "Parlamento Jovem Europeu" (PJE), da qual são membros as cidades geminadas de Igualada (Espanha), Tacoronte (Espanha), Kaiserslautern (Alemanha), Compiègne (França) e Guimarães (Portugal).

Informação em destaque
Guimarães aderiu ao compromisso ambiental “Green City Accord”
19 de Janeiro, 2021
ACTG: sorteio de bicicletas adiado para 3 de abril
19 de Janeiro, 2021
Covid-19: Guimarães com subida de incidência de novos casos
19 de Janeiro, 2021
BabeliUM promove oferta diversificada em línguas
18 de Janeiro, 2021
Guimarães com 175 inscritos para votação em confinamento e lares
19 de Janeiro, 2021
GNR: três detidos por furtos nas Taipas e em Vizela
19 de Janeiro, 2021
Publicidade