Guimarães celebra o Dia Mundial da Proteção Civil
01 de Março, 2019

Esta sexta-feira, 01 de março, assinala-se o Dia Mundial da Proteção Civil.

Em Guimarães está previsto um dia de portas abertas nos quartéis das corporações dos bombeiros (Guimarães e Caldas das Taipas), com a mobilização e presença dos restantes agentes da Proteção Civil, nomeadamente PSP, GNR e Polícia Municipal.

O evento é aberto à população, contando com a participação dos alunos das escolas e utentes dos lares de terceira idade.

O Dia Mundial da Proteção Civil celebra-se anualmente a 01 de março, já que foi nesta data que entrou em vigor a Constituição desta organização internacional. Trata-se de uma data global, instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC).

O objetivo é chamar a atenção dos vários países para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade. A proteção civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra, “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.

Em Portugal comemora-se a data oficialmente como Dia da Proteção Civil, no mesmo dia 1 de março, sendo uma efeméride criada pelo Despacho 6915/2008 de 21 de fevereiro do Ministro da Administração Interna.

Informação em destaque
PSP: Detenção por condução sob o efeito do álcool
17 de Julho, 2019
UMinho disponibiliza quase 3000 vagas em 57 cursos
17 de Julho, 2019
21ª IdeaLab: são sete as ideias de negócio finalistas
17 de Julho, 2019
Exposição sobre indústria têxtil de Guimarães
17 de Julho, 2019
Festas da Cidade e Gualterianas - 2 a 5 Agosto
17 de Julho, 2019
"Há Cultura" em Vila Nova de Famalicão
17 de Julho, 2019
Publicidade