Guimarães celebra o Dia Mundial da Proteção Civil
01 de Março, 2019

Esta sexta-feira, 01 de março, assinala-se o Dia Mundial da Proteção Civil.

Em Guimarães está previsto um dia de portas abertas nos quartéis das corporações dos bombeiros (Guimarães e Caldas das Taipas), com a mobilização e presença dos restantes agentes da Proteção Civil, nomeadamente PSP, GNR e Polícia Municipal.

O evento é aberto à população, contando com a participação dos alunos das escolas e utentes dos lares de terceira idade.

O Dia Mundial da Proteção Civil celebra-se anualmente a 01 de março, já que foi nesta data que entrou em vigor a Constituição desta organização internacional. Trata-se de uma data global, instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC).

O objetivo é chamar a atenção dos vários países para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade. A proteção civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra, “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.

Em Portugal comemora-se a data oficialmente como Dia da Proteção Civil, no mesmo dia 1 de março, sendo uma efeméride criada pelo Despacho 6915/2008 de 21 de fevereiro do Ministro da Administração Interna.

Informação em destaque
Guimarães e Braga vão ficar ligadas por um Metrobus
22 de Outubro, 2020
Covid-19: 17 casos no Lar Rainha D. Leonor
22 de Outubro, 2020
Criança infetada com Covid-19 internada com estirpe da doença rara
22 de Outubro, 2020
UMinho estuda relação entre escrita e sofrimento em estudantes universitários
22 de Outubro, 2020
Equipa multidisciplinar de saúde no apoio às escolas
22 de Outubro, 2020
Gunter Pauli aborda paradigma de desenvolvimento económico
22 de Outubro, 2020
Publicidade