Ministro da Economia validou projeto I9G
23 de Fevereiro, 2019

Elaboração de projetos de inovação com o objetivo de transferir conhecimento produzido na Universidade do Minho e outras entidades do Sistema Científico para as empresas sediadas em Guimarães. Este é o conceito que define esta “triangulação perfeita” assente no projeto I9G, apresentado esta sexta-feira ao Ministro Adjunto e da Economia, numa sessão realizada em Guimarães.

Pedro Siza Vieira validou no imediato o documento, depois da assinatura do memorando de entendimento entre a Câmara Municipal, Universidade do Minho e os empresários vimaranenses. “Este projeto demonstra a capacidade de transferir o conhecimento que se produz nas nossas universidades para as nossas empresas e é uma condição decisiva para ganharmos a batalha da competitividade, através pessoas mais qualificadas e com mais investigação para desenvolver os produtos. Importa realçar a participação do Município de Guimarães no sentido de criar condições, ao nível do apoio e contratação de recursos humanos, numa cooperação tripartida com a Universidade e empresários. Isso é muito estimulante”, afirmou o Ministro da Economia.

Pedro Siza Vieira salientou ainda que o exemplo de Guimarães deverá ser replicado. “Os Municípios têm desenvolvido estratégias de apoio económico às empresas de acordo com as necessidades mais imediatas, e este é o novo tipo de desafios que os Municípios se têm de adiantar, sabendo que em todas as cidades onde existem instituições de ensino superior cria-se maior dinamismo empresarial. Por isso, julgo que esta colaboração entre Universidades, Municípios e Empresas é um modelo que vamos ver com mais frequência no futuro”, referiu o Ministro.

Para colocar o projeto I9G na prática será criada uma Academia Industrial, cujo local será em Pevidém (Selho S. Jorge).

Informação em destaque
PSP: Detenção por condução sob o efeito do álcool
17 de Julho, 2019
UMinho disponibiliza quase 3000 vagas em 57 cursos
17 de Julho, 2019
21ª IdeaLab: são sete as ideias de negócio finalistas
17 de Julho, 2019
Exposição sobre indústria têxtil de Guimarães
17 de Julho, 2019
Festas da Cidade e Gualterianas - 2 a 5 Agosto
17 de Julho, 2019
"Há Cultura" em Vila Nova de Famalicão
17 de Julho, 2019
Publicidade