Apresentação pública da Estrutura de Missão Guimarães 2030
18 de Dezembro, 2018

No seguimento da estratégia assumida pelo Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, relativamente ao desenvolvimento sustentável do território, esta terça-feira, 18 de dezembro, decorrerá a sessão pública para a apresentação da Estrutura de Missão Guimarães 2030, às 21h00, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

A Estrutura de Missão 2030 será uma plataforma de discussão e reflexão sobre os grandes temas do desenvolvimento sustentável: como Alterações Climáticas e Energia; Natureza, Paisagem e Biodiversidade; Resíduos e Eco-Inovação; Ar e Acústica; Mobilidade Sustentável e Planeamento; Água; Ecocidadania, Ecocultura e Turismo Sustentável; Educação, Desenvolvimento Social e Bem-estar, Ambiente Urbano e Smart City; Comunicação; Relações Internacionais.

No centro da Estrutura de Missão estará o Conselho Consultivo que funcionará através de dinâmicas de grupo num modelo participativo e informativo do qual resultarão ideias e propostas focadas na transformação de comportamentos em prol de uma sociedade carbono neutro.

Pretende-se que todos os cidadãos, nos mais diferentes quadrantes da sociedade, se envolvam na discussão e análise dos desafios decorrentes do desenvolvimento sustentável.

Para além do Conselho Consultivo, a Estrutura de Missão contará com um Conselho Especializado composto por equipas multidisciplinares onde se dará primazia à cooperação entre as diferentes instituições em prol do estudo das problemáticas, desenvolvimento de ações/projetos e monitorização do progresso.

Nesta Estrutura de Missão, farão igualmente parte todos os membros do Executivo Municipal, prevendo-se desta forma, aproximar a decisão à informação produzida.

O Comité Externo de Aconselhamento será constituído por figuras proeminentes ligadas ao desenvolvimento sustentável, destacando-se os Membros que integraram a anterior Estrutura de Missão, como o Professor Mohan Munasinghe, Professora Jane Carretures e o Ex-Mayor Will Winn.

As instituições de ensino superior, mais uma vez, aliam-se à Câmara Municipal de Guimarães, adicionando o conhecimento cientifico à gestão do território, sendo que nesta Estrutura de Missão, para além da Universidade do Minho (UM), fazem a parte a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade das Nações Unidas (UNU) e Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).

A par da apresentação da constituição da Estrutura de Missão, será apresentada a metodologia geral de funcionamento da estrutura, os objetivos gerais e será celebrado o protocolo de colaboração estratégica entre as Instituições de Ensino Superior.

Informação em destaque
Irmandade da Penha celebra festa da padroeira
21 de Julho, 2019
Fase II de obras no Serviço de Urgência do HSO
21 de Julho, 2019
Terra – ciclo de músicas do mundo
20 de Julho, 2019
Exposição ‘Avé Ave’ de Nuno Machado
21 de Julho, 2019
Reunião do Executivo realiza-se esta quinta-feira
18 de Julho, 2019
Encontro de Folclore na Vila de Caldas das Taipas
21 de Julho, 2019
Publicidade