Smart City 360° Summit 2018
22 de Novembro, 2018

Três dias de apresentações, englobando municípios, académicos e privados. É desta forma que o futuro das Smart Cities está a ser delineado em Guimarães, através da IV edição da Smart City 360° Summit 2018, organizada pelo Município de Guimarães, Universidade do Minho e a DigitalSign, no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, com a representação de 25 países.

O Vereador da Câmara Municipal, Ricardo Costa, salientou esta quinta-feira, 22 de novembro, que Guimarães está já a preparar o futuro ao nível da “mobilidade, da energia e tecnologia de informação”, sendo já reconhecida pela União Europeia como Digital City.

O autarca lembra os desafios de futuro como uma inevitabilidade. “É importante estarmos atentos ao processo da digitalização, pois, o que não estiver no nosso telemóvel daqui a uns anos é como se não existisse. Não podemos evitar este desenvolvimento, assim como há uns 40 anos era importante para as pessoas terem eletricidade em casa, hoje em dia, torna-se fundamental ter conectividade com o território”.

Ricardo Costa alertou, em declarações à comunicação social, que “a Smart City não é uma materialização imediata, sendo que o desafio de Guimarães é elevado por ser uma Cidade Património da Humanidade e deve dar resposta com muito cuidado aos desafios de futuro. Os desafios num Centro Histórico, do ponto de vista da mobilidade e da energia, tornam-se mais complexos e daí esta partilha de conhecimento para continuar a inovar Guimarães”, considerou.

Através da Divisão de Sistemas Inteligentes “está a ser desenvolvido um projeto para a ciclovia onde registará as pessoas que passam mais vezes na ciclovia a fim de terem descontos em alguns estabelecimentos de comércio, sendo uma forma de incentivar à mobilidade e ao desporto, potenciando ainda o comércio e a economia do território”, referiu o Vereador da Câmara Municipal de Guimarães.

Informação em destaque
PSP: Detenção por condução sob o efeito do álcool
11 de Agosto, 2020
Irmandade da Penha promove concerto para os emigrantes
11 de Agosto, 2020
‘Cápsula do Tempo’ na Casa da Memória
11 de Agosto, 2020
Guimarães assinala Dia Internacional da Juventude
11 de Agosto, 2020
Eduardo Fernandes reeleito líder da JSD Guimarães
10 de Agosto, 2020
CM Fafe transfere mais de 100 mil euros para instituições locais
11 de Agosto, 2020
Publicidade