As propostas vencedoras do Orçamento Participativo (OP) 2018 foram apresentadas esta sexta-feira, 9 de novembro, numa sessão que contou a presença dos proponentes e autarcas das freguesias envolvidas.
Adelina Pinto assumiu que a Câmara de Guimarães irá cumprir os procedimentos necessários para implementação dos projetos que tiveram maior votação neste OP. “Existe um capital na sociedade vimaranense perante um olhar mais clínico sobre o território assente na vontade dos cidadãos. O Orçamento Participativo continua a ser uma metodologia que resulta de uma participação ativa e mais interveniente, sendo um caminho a ser feito pois o número de propostas pode sempre ser melhorado”, salientou a Vice-presidente da Câmara Municipal, enaltecendo a qualidade dos projetos apresentados.
As propostas vencedoras foram as seguintes: Desporto Para todos (50 mil euros); Requalificação dos Pontilhões entre Brito e Silvares (50 mil euros) e Projeto OfiSénior (25 mil euros) referentes ao Nível 1. No Nível 2 as propostas vencedoras foram: Requalificação da Nascente do Rio Selho (31 mil euros); Escola de Saberes (42 mil euros) e Reavivar Memórias (36 mil euros).
O número de propostas no Orçamento Participativo 2018 foi superior ao do ano anterior, registando-se ainda um acréscimo de quase dois mil votos na participação dos vimaranenses. Foram apresentadas 13 propostas na área da Sustentabilidade Ambiental, 8 propostas na área do Voluntariado e Solidariedade e 6 propostas na área da Cultura.