Guimarães amplia oferta de alojamento para estudantes
17 de Outubro, 2018

A Câmara Municipal de Guimarães vai requalificar a antiga escola de Santa Luzia e um espaço do Monte Cavalinho para aumentar a oferta de alojamento universitário na cidade.

Tendo em conta a insuficiência de alojamento para os estudantes deslocados, a autarquia vimaranense e a Universidade do Minho estão a trabalhar de modo a suprir as carências existentes.

Esta terça-feira, 16 de outubro, foi celebrado um protocolo entre os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) e o Centro Juvenil de São José (CJSJ) que permite o alojamento de 22 estudantes no Hostel Oficinas de São José, em Guimarães.

Este protocolo resulta do projeto lançado pelo Município designado por “Guimarães Anfitriã”, em parceria com a Universidade do Minho, para combater a escassez de alojamento para os estudantes universitários deslocados e que escolheram a Cidade Berço para a sua formação académica.

Na ocasião, Adelina Pinto destacou o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal nesta matéria, informando que o Município e a Universidade do Minho estão a encontrar outras soluções como será a requalificação da antiga Escola de Santa Luzia, aproveitando uma linha de financiamento que será aberta pelo governo.

Neste âmbito, a autarquia pondera ainda outras soluções como a possibilidade de instalação de uma nova residência no Monte do Cavalinho, caso o município adquira estes terrenos e se a Universidade encontrar linhas de financiamento.

“Reconhecemos que há um trabalho a ser feito por forma a dar condições e ter cada vez mais estudantes em Guimarães a frequentar a Universidade”, salientou a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Adelina Pinto destacou o trabalho das instituições e frisou que “a oferta deve igualmente ser promovida pelo setor privado” a fim de dar uma resposta a esta necessidade. Nesse sentido, foi lançado o programa “Guimarães Anfitriã” a fim de completar o registo de casas e/ou quartos pertencentes a privados e que se destinam a alojamento de estudantes da Universidade do Minho.

Informação em destaque
Guimarães encerra cemitérios nos dias 31 outubro e 01 novembro
20 de Outubro, 2020
31 farmácias aderem ao programa de vacinação do SNS
20 de Outubro, 2020
GNR apreende armas proibidas nas Taipas
20 de Outubro, 2020
Município de Guimarães apresenta estratégia de Inteligência Urbana
20 de Outubro, 2020
CDU condena “falsa eleição” para a CCDR-N
20 de Outubro, 2020
HSO finalista do Healthcare Excellence - Edição Covid-19
20 de Outubro, 2020
Publicidade