Guimarães amplia oferta de alojamento para estudantes
17 de Outubro, 2018

A Câmara Municipal de Guimarães vai requalificar a antiga escola de Santa Luzia e um espaço do Monte Cavalinho para aumentar a oferta de alojamento universitário na cidade.

Tendo em conta a insuficiência de alojamento para os estudantes deslocados, a autarquia vimaranense e a Universidade do Minho estão a trabalhar de modo a suprir as carências existentes.

Esta terça-feira, 16 de outubro, foi celebrado um protocolo entre os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) e o Centro Juvenil de São José (CJSJ) que permite o alojamento de 22 estudantes no Hostel Oficinas de São José, em Guimarães.

Este protocolo resulta do projeto lançado pelo Município designado por “Guimarães Anfitriã”, em parceria com a Universidade do Minho, para combater a escassez de alojamento para os estudantes universitários deslocados e que escolheram a Cidade Berço para a sua formação académica.

Na ocasião, Adelina Pinto destacou o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal nesta matéria, informando que o Município e a Universidade do Minho estão a encontrar outras soluções como será a requalificação da antiga Escola de Santa Luzia, aproveitando uma linha de financiamento que será aberta pelo governo.

Neste âmbito, a autarquia pondera ainda outras soluções como a possibilidade de instalação de uma nova residência no Monte do Cavalinho, caso o município adquira estes terrenos e se a Universidade encontrar linhas de financiamento.

“Reconhecemos que há um trabalho a ser feito por forma a dar condições e ter cada vez mais estudantes em Guimarães a frequentar a Universidade”, salientou a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Adelina Pinto destacou o trabalho das instituições e frisou que “a oferta deve igualmente ser promovida pelo setor privado” a fim de dar uma resposta a esta necessidade. Nesse sentido, foi lançado o programa “Guimarães Anfitriã” a fim de completar o registo de casas e/ou quartos pertencentes a privados e que se destinam a alojamento de estudantes da Universidade do Minho.

Informação em destaque
Grupo Folclórico de Souto celebra 60 anos
19 de Maio, 2019
Confraternização de Ponte a S. Torcato realiza-se domingo
19 de Maio, 2019
AVCPV constrói ‘passadeira solidária’
19 de Maio, 2019
Festas em honra de Nossa Senhora de Fátima - Tabuadelo
18 de Maio, 2019
Eleições Europeias: ações de campanha em Guimarães
18 de Maio, 2019
Prémio Príncipe da Beira com candidaturas abertas
19 de Maio, 2019
Publicidade