CMG distinguida com o Prémio Viver em Igualdade
16 de Outubro, 2018

O Município de Guimarães venceu o Prémio Viver em Igualdade 2018, entre 24 candidaturas apresentadas, numa iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

Este prémio visa distinguir Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação, quer na sua organização e funcionamento, como nas atividades por si desenvolvidas.

Nesta quarta edição, cinco Municípios recebem o Prémio Viver em Igualdade (Guimarães, Cascais, Lagoa, Oliveira de Azeméis e Seixal), enquanto dez recebem Menções Honrosas.

O Município de Guimarães é o único da região Minho a ser distinguido com este Prémio, o que constitui um reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a desenvolver nestas matérias. Desde cedo que, ao acompanhar as diversas orientações nacionais e internacionais em matéria de promoção da igualdade de género, a Câmara Municipal de Guimarães, se comprometeu com o desenvolvimento de um trabalho efetivo neste domínio, ao nível local.

Desde 2001 conta com uma Conselheira Municipal para a Igualdade e com um gabinete estrategicamente criado para a promoção da Igualdade de Género e intervenção na Violência Doméstica e de Género – designado por Espaço Municipal para a Igualdade. Este compromisso culminou, recentemente, num investimento profundo de elaboração do Plano Municipal para a Igualdade de Género do Concelho de Guimarães (2018-2021), que será agora implementado.

Com este compromisso e ações, “pretende-se que no concelho de Guimarães todas as pessoas tenham condições para tomarem opções na sua vida pessoal e profissional, sem constrangimentos baseados em estereótipos de género, e que homens e mulheres, na sua participação coletiva na sociedade, tenham o mesmo nível de decisão e de reconhecimento”, salientou a Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira.

O Município de Guimarães receberá o Prémio Viver em Igualdade, na cerimónia de entrega agendada para o próximo dia 24 de outubro, em Lisboa.

Informação em destaque
Professores da ESFH produzem clampes para o Hospital de Guimarães
02 de Abril, 2020
COVID-19: Guimarães regista 131 casos confirmados
02 de Abril, 2020
Área Dedicada à COVID-19 no Centro de Saúde da Amorosa
01 de Abril, 2020
COVID-19: CMG diponibiliza dois espaço isolamento profilático
02 de Abril, 2020
Plano Preventivo: CIM desagradada por Norte não ser prioridade
01 de Abril, 2020
IPCA e empresas parceiras produzem 10 mil viseiras
01 de Abril, 2020
Publicidade