CMG distinguida com o Prémio Viver em Igualdade
16 de Outubro, 2018

O Município de Guimarães venceu o Prémio Viver em Igualdade 2018, entre 24 candidaturas apresentadas, numa iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

Este prémio visa distinguir Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação, quer na sua organização e funcionamento, como nas atividades por si desenvolvidas.

Nesta quarta edição, cinco Municípios recebem o Prémio Viver em Igualdade (Guimarães, Cascais, Lagoa, Oliveira de Azeméis e Seixal), enquanto dez recebem Menções Honrosas.

O Município de Guimarães é o único da região Minho a ser distinguido com este Prémio, o que constitui um reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a desenvolver nestas matérias. Desde cedo que, ao acompanhar as diversas orientações nacionais e internacionais em matéria de promoção da igualdade de género, a Câmara Municipal de Guimarães, se comprometeu com o desenvolvimento de um trabalho efetivo neste domínio, ao nível local.

Desde 2001 conta com uma Conselheira Municipal para a Igualdade e com um gabinete estrategicamente criado para a promoção da Igualdade de Género e intervenção na Violência Doméstica e de Género – designado por Espaço Municipal para a Igualdade. Este compromisso culminou, recentemente, num investimento profundo de elaboração do Plano Municipal para a Igualdade de Género do Concelho de Guimarães (2018-2021), que será agora implementado.

Com este compromisso e ações, “pretende-se que no concelho de Guimarães todas as pessoas tenham condições para tomarem opções na sua vida pessoal e profissional, sem constrangimentos baseados em estereótipos de género, e que homens e mulheres, na sua participação coletiva na sociedade, tenham o mesmo nível de decisão e de reconhecimento”, salientou a Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira.

O Município de Guimarães receberá o Prémio Viver em Igualdade, na cerimónia de entrega agendada para o próximo dia 24 de outubro, em Lisboa.

Informação em destaque
Bairro C projeta um novo olhar sobre Guimarães
07 de Julho, 2020
Obras no Centro de Saúde da Amorosa
06 de Julho, 2020
Unidade de cuidados de saúde primários na antiga estação da CP
06 de Julho, 2020
Gualterianas: apresentação de propostas culturais a decorrer
07 de Julho, 2020
CDU reúne com vereadora da educação
06 de Julho, 2020
UM e UA apostam na formação e capacitação de docentes
06 de Julho, 2020
Publicidade