Procedimento de classificação da Casa e Quinta da Covilhã
29 de Junho, 2018

A Direção-Geral do Património Cultural anunciou a abertura do procedimento de classificação da Casa e Quinta da Covilhã, em Fermentões.

A Casa e Quinta da Covilhã é considerada uma das obras mais importantes de Fernando Távora, sendo responsável pelo seu o restauro e reabilitação.

Apesar de nascer no Porto, onde se licenciou em Arquitetura, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, Fernando Távora teve uma forte ligação à cidade de Guimarães e dedicou muito do seu tempo na Casa da Covilhã, em Fermentões.

Em sua honra, a Ordem dos Arquitetos instituiu um Prémio anual com o seu nome, para a melhor proposta de viagem de investigação. Foi um dos maiores vultos da Arquitetura Contemporânea Portuguesa, fundador e Mestre da chamada "Escola do Porto", que soube fazer a síntese entre a arquitetura tradicional nacional e a arquitetura moderna internacional.

A importância dos serviços por si prestados a Guimarães foi reconhecida pela autarquia em 2003, altura em que lhe foi concedida a Medalha de Ouro da Cidade.

Informação em destaque
PSP: Detenção por condução sob o efeito do álcool
11 de Agosto, 2020
Irmandade da Penha promove concerto para os emigrantes
11 de Agosto, 2020
‘Cápsula do Tempo’ na Casa da Memória
11 de Agosto, 2020
Guimarães assinala Dia Internacional da Juventude
11 de Agosto, 2020
Eduardo Fernandes reeleito líder da JSD Guimarães
10 de Agosto, 2020
CM Fafe transfere mais de 100 mil euros para instituições locais
11 de Agosto, 2020
Publicidade