Procedimento de classificação da Casa e Quinta da Covilhã
29 de Junho, 2018

A Direção-Geral do Património Cultural anunciou a abertura do procedimento de classificação da Casa e Quinta da Covilhã, em Fermentões.

A Casa e Quinta da Covilhã é considerada uma das obras mais importantes de Fernando Távora, sendo responsável pelo seu o restauro e reabilitação.

Apesar de nascer no Porto, onde se licenciou em Arquitetura, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, Fernando Távora teve uma forte ligação à cidade de Guimarães e dedicou muito do seu tempo na Casa da Covilhã, em Fermentões.

Em sua honra, a Ordem dos Arquitetos instituiu um Prémio anual com o seu nome, para a melhor proposta de viagem de investigação. Foi um dos maiores vultos da Arquitetura Contemporânea Portuguesa, fundador e Mestre da chamada "Escola do Porto", que soube fazer a síntese entre a arquitetura tradicional nacional e a arquitetura moderna internacional.

A importância dos serviços por si prestados a Guimarães foi reconhecida pela autarquia em 2003, altura em que lhe foi concedida a Medalha de Ouro da Cidade.

Informação em destaque
CI para compra de autoescada para os Bombeiros publicado em DR
15 de Fevereiro, 2020
Atas do II Congresso Internacional de Guimarães disponíveis
15 de Fevereiro, 2020
IMPACTA – Investimento em Projetos e Atividades Culturais
14 de Fevereiro, 2020
UM: Concerto Comemorativo do 46º aniversário
14 de Fevereiro, 2020
GUIdance 2020 termina este sábado
15 de Fevereiro, 2020
O Orçamento Plurianual da UE em debate no IPCA
14 de Fevereiro, 2020
Publicidade