Os projetos desenvolvidos no âmbito das Smart Cities (Cidades Inteligentes) pelo Município de Guimarães foram apreciados no decorrer do seminário “Missão Smart Cities na Índia”, numa análise aos planos nacionais e locais, organizado pela Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV).
Nuno Lopes, da UNU-EGOV, apresentou alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos nesta área, evidenciando que “as parcerias internacionais com organizações como o Banco Mundial, a União Internacional das Telecomunicações e a European Alliance for Innovation são essenciais para construir conhecimento e capacidades no domínio das Smart Cities.
E envolver os municípios neste debate é fulcral para o desenvolvimento futuro de políticas fortes de governação inteligente”.
Em representação da Câmara Municipal de Guimarães, Sérgio Gonçalves apresentou os projetos do município na área das Smart Cities destacando a ”cooperação entre duas nações historicamente ligadas, como são os casos de Portugal e Índia”, sublinhando a “importância de continuar a trabalhar em conjunto e a aprender mutuamente com as estas experiências.