“Provedor do Idoso de Guimarães: Direitos e Participação” é o tema de uma sessão que decorre esta terça-feira, 8 de maio, na Plataforma das Artes e da Criatividade.
Com início marcado para as 14h00, a iniciativa visa a apresentação pública dos resultados atingidos e das iniciativas levadas a cabo desde a criação, há um ano atrás, do Provedor do Idoso de Guimarães.
A sessão inicia com um momento musical da autoria da Tuna da Universidade Sénior de Moreira de Cónegos e conta com a abertura da Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira. Segue-se a intervenção do Provedor do Idoso, José Lopes, do Presidente da Comissão de Proteção ao Idoso, Carlos Branco e do Procurador Coordenador do Ministério Público da Comarca de Braga, Jorge Gonçalves.
Esta iniciativa encerrará com uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.
O Provedor do Idoso de Guimarães foi apresentado formalmente à comunidade a 22 de março de 2017.
Pretende-se que este Provedor seja um elemento de ligação à autarquia, assegurando a representatividade da população sénior na definição das suas políticas para o envelhecimento e também a ligação com as diversas instituições locais que atuam nesta área.