O Município de Guimarães vai ser o primeiro município português a apresentar a pegada ecológica de todo o seu território concelhio.
A sessão de apresentação terá lugar no Laboratório da Paisagem, esta quinta-feira, 15 de março, entre as 14h30 e as 16h30.
A iniciativa surge no âmbito de um protocolo, celebrado entre o Município de Guimarães, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e a Global Footprint Network, que prevê, para além do cálculo da pegada ecológica, o cálculo da biocapacidade e a introdução de uma calculadora digital para a pegada ecológica do cidadão. A sessão é aberta ao público em geral.
Além da apresentação da Pegada Ecológica de Guimarães, por Sara Moreno Pires, da Universidade de Aveiro, a sessão incluirá a apresentação da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, por Paulo Magalhães, coordenador do Projeto Pegadas Municípios Portugueses, a apresentação da Global Footprint Network, por Laetitia Mailhes, e a comunicação ”Guimarães Mais Verde”, por Isabel Loureiro, Coordenadora Executiva da Candidatura a Capital Verde Europeia 2020.
Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, encerrará a sessão.