O ministério da justiça está a estudar a instalação do tribunal de Guimarães no colégio Egas Moniz. A intenção foi anunciada pela ministra da justiça no parlamento.
A deputada vimaranense eleita pelo CDS no distrito de Braga, Vânia Dias da Silva, questionou a governante sobre a actual situação do tribunal de Guimarães bem como da perspectiva da criação do campus da justiça.
A questão foi colocada no âmbito da apreciação, na especialidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2018. Na resposta, a ministra Francisca Van Dunen salientou que este processo está a ser trabalhado.
Entretanto, Vânia Dias da Silva também questionou o Ministro da Cultura sobre a Plataforma das Artes e da Criatividade em Guimarães. Castro Mendes reiterou que há já um apoio em cima da mesa.. 300 mil euros repartidos por 3 anos.
Esta questão tinha sido já levantada recentemente também pela deputada do PCP eleita por Braga, Carla Cruz.
Entretanto, o grupo parlamentar comunista questionou também o governo sobre a realização de obras no bairro social da Emboladoura, Guimarães. O PCP quis saber se estão previstas intervenções e quando. Na ausência de respostas do Ministro do Ambiente, o Grupo Parlamentar endereçou uma questão ao governo para obter as informações disponíveis sobre a matéria.