O executivo vimaranense aprovou por unanimidade o regulamento municipal de concessão de direitos e benefícios aos bombeiros voluntários do concelho de Guimarães.
A par disto foi também aprovada a atribuição de dois apoios extraordinários no valor de 180 mil euros para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, e de 110 mil euros para a Associação Humanitária dos Bombeiros das Taipas.
Na opinião do vereador da CDU faz sentido criar estes incentivos, que, de acordo com Torcato Ribeiro, são destinados a quem dá o seu tempo e dedicação pelos outros.
Face à aprovação do regulamento, o vereador do PSD, Andre Coelho Lima, apontou que concorda que haja discriminação positiva face aos bombeiros do concelho. Já quanto aos apoios, e dada a diferença no valor destinado a cada uma das corporações, André Coelho Lima, apontou que a Câmara de Guimarães tem de ser rigorosa e equitativa.
Em resposta, o autarca vimaranense referiu que o valor dos apoios atribuídos aos Bombeiros de Guimarães e das Taipas foi decidido em conformidade com as necessidades de ambas as corporações... centrando-se na promessa que havia feito sobre a atribuição de benefícios fiscais aos bombeiros do concelho, e que segundo Domingos Bragança, está cumprida.