Guimarães vai ter esculturas de S. Gualter e S. Francisco
23 de Janeiro, 2017

O Largo de S. Francisco, no centro da cidade de Guimarães, vai receber duas esculturas, uma de S. Gualter, padroeiro das Festas Gualterianas, e outra do contemporâneo S. Francisco, dois discípulos franciscanos que viveram em Guimarães no século XIII.

As imagens vão ficar no terreiro situado em frente à Igreja e Convento de S. Francisco.

Recentemente, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, reuniu-se com o Ministro da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, Belmiro Jordão, com o objetivo de resolver, de vez, a questão da ocupação automóvel no terreiro de S. Francisco, a fim de eliminar o estacionamento abusivo, situação que não agrada aos dois responsáveis.

Na sequência da reunião, ficou decidido instalar um sistema de controlo de acesso de automóveis a veículos estritamente prioritários, cuja fase de instalação está ainda em curso, aguardando-se pela realização da baixada elétrica, sendo posteriormente ativado após a receção do pedido de autorização efetuado junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), tal como sucedeu com o sistema de acesso instalado nas portas de entrada do Centro Histórico intramuros - Santa Luzia, Porta Nova e Porta da Câmara.

No âmbito do processo de requalificação da Zona de Couros, será criada nas traseiras do edifício da Ordem de S. Francisco uma pequena bolsa de estacionamento destinada a veículos imprescindíveis em eventos de foro religioso (funerais e casamentos) que ali se realizam regularmente.

Informação em destaque
GNR– Operação de combate ao tráfico de droga
17 de Junho, 2019
UMinho em programa de monitorização da biodiversidade
17 de Junho, 2019
AE Prazins Santa Eufémia celebrou 50º aniversário
17 de Junho, 2019
Projeto Então Vamos
17 de Junho, 2019
Guimarães integra programa “PoPular – INATEL na Rua”
17 de Junho, 2019
Concurso de Fotografia de Vizela
17 de Junho, 2019
Publicidade