Exposição: ‘Um Século, Dez Lápis, Cem Desenhos’
17 de Julho, 2017

O Palacete Santiago tem patente uma nova exposição temporária. Trata-se do projeto 'Viarco Express', que partiu do encontro da Fábrica de Lápis Viarco com a Saco Azul e o Espaço Maus Hábitos, e que visa criar dinâmicas que fomentem a produção no campo das artes em Portugal.

A mostra reúne 100 desenhos que ‘registam o nosso património vivo e as relações entre artistas portugueses’. Partindo de uma regra simples, um vulgar jogo de estafeta, dez lápis foram entregues a ‘artistas cuidadosamente escolhidos’, a quem foi pedido que, utilizando o lápis, criassem um desenho e, concluindo o trabalho, escolhessem livremente das suas relações uma outra pessoa.

O projeto envolveu nomes como Rui Chafes, Paula Rego, António Antunes e Siza Vieira, entre muitos outros.

A exposição já passou pelo Museu da Presidência da República, em Lisboa, pelo Museu da Chapelaria/Fábrica Oliva, em São João da Madeira, e pela Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.

Entretanto, a coleção foi adquirida pelo Hotel da Oliveira, que está a comemorar o 4º aniversário, e que agora a expõe em Guimarães, no Palacete Santiago, até 22 de setembro. A entrada é livre.

Informação em destaque
Universidade Sénior Teófilo Braga inaugura instalações
20 de Janeiro, 2018
Cantar dos Reis no Paço dos Duques e nas Taipas
20 de Janeiro, 2018
Centro de Estudos do Desporto – Guimarães
19 de Janeiro, 2018
'Turismo enogastronómico em Guimarães'
20 de Janeiro, 2018
Luís Soares eleito presidente do PS/Guimarães
20 de Janeiro, 2018
Festas em honra de S. Sebastião e Santo Amaro
20 de Janeiro, 2018
Publicidade