Exposição: ‘Um Século, Dez Lápis, Cem Desenhos’
17 de Julho, 2017

O Palacete Santiago tem patente uma nova exposição temporária. Trata-se do projeto 'Viarco Express', que partiu do encontro da Fábrica de Lápis Viarco com a Saco Azul e o Espaço Maus Hábitos, e que visa criar dinâmicas que fomentem a produção no campo das artes em Portugal.

A mostra reúne 100 desenhos que ‘registam o nosso património vivo e as relações entre artistas portugueses’. Partindo de uma regra simples, um vulgar jogo de estafeta, dez lápis foram entregues a ‘artistas cuidadosamente escolhidos’, a quem foi pedido que, utilizando o lápis, criassem um desenho e, concluindo o trabalho, escolhessem livremente das suas relações uma outra pessoa.

O projeto envolveu nomes como Rui Chafes, Paula Rego, António Antunes e Siza Vieira, entre muitos outros.

A exposição já passou pelo Museu da Presidência da República, em Lisboa, pelo Museu da Chapelaria/Fábrica Oliva, em São João da Madeira, e pela Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.

Entretanto, a coleção foi adquirida pelo Hotel da Oliveira, que está a comemorar o 4º aniversário, e que agora a expõe em Guimarães, no Palacete Santiago, até 22 de setembro. A entrada é livre.

Informação em destaque
Parlamento dos Jovens no Colégio do Ave
18 de Janeiro, 2019
Concurso de Ideias Projeto Empreendedorismo 2018/19
17 de Janeiro, 2019
“Portugal 2020 – Incentivos ao Investimento”
16 de Janeiro, 2019
Noite de Reis na ADCL
18 de Janeiro, 2019
Estrutura de Missão convoca vimaranenses
18 de Janeiro, 2019
Prisão preventiva para suspeitos de tráfico
18 de Janeiro, 2019
Publicidade