O Paço dos Duques, o Museu de Alberto Sampaio e o Castelo de Guimarães voltam a associar-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala esta terça-feira, 18 de abril, dedicado este ano ao ‘Património Cultural e Turismo Sustentável’.
Nesse sentido, propõem várias atividades, nomeadamente, no Paço dos Duques serão proferidas três comunicações versando aspetos relacionados com a arquitetura, a história e a preservação deste Monumento Nacional que é Residência Oficial do Presidente da República.
Assim, às 15h Isabel Maria Fernandes vai falar sobre o ‘Paço dos Duques de Bragança: memórias de um lugar’. Quarenta minutos depois, Inês Lourenço Graça e Maria Manuela Oliveira assumem a comunicação intitulada ‘Paço dos Duques de Bragança: construir a história do edifício’.
Às 16h40 Teresa Ferreira (UMinho) vai apresentar o «HeritageCare, o novo projeto de conservação e monitorização preventiva para o património no sudoeste europeu».
Já no Museu de Alberto Sampaio há várias actividades.. Às 10h00 há Teatro de sombras “E assim nasceu Guimarães”. Trata-se de uma iniciativa que explica como e onde nasceu Guimarães. É dirigida ao público escolar.
Já às 10h30 decorre a visita guiada ao tesouro da Senhora da Oliveira. À tarde, às 14h30 começa a iniciativa ‘À Descoberta do Centro Histórico’. Com a ajuda de um guião, pequenos e graúdos poderão, de uma forma autónoma, descobrir alguns dos locais mais emblemáticos do Centro Histórico de Guimarães e algumas das suas curiosidades.