Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
18 de Abril, 2017

O Paço dos Duques, o Museu de Alberto Sampaio e o Castelo de Guimarães voltam a associar-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala esta terça-feira, 18 de abril, dedicado este ano ao ‘Património Cultural e Turismo Sustentável’.

Nesse sentido, propõem várias atividades, nomeadamente, no Paço dos Duques serão proferidas três comunicações versando aspetos relacionados com a arquitetura, a história e a preservação deste Monumento Nacional que é Residência Oficial do Presidente da República.

Assim, às 15h Isabel Maria Fernandes vai falar sobre o ‘Paço dos Duques de Bragança: memórias de um lugar’. Quarenta minutos depois, Inês Lourenço Graça e Maria Manuela Oliveira assumem a comunicação intitulada ‘Paço dos Duques de Bragança: construir a história do edifício’.

Às 16h40 Teresa Ferreira (UMinho) vai apresentar o «HeritageCare, o novo projeto de conservação e monitorização preventiva para o património no sudoeste europeu».

Já no Museu de Alberto Sampaio há várias actividades.. Às 10h00 há Teatro de sombras “E assim nasceu Guimarães”. Trata-se de uma iniciativa que explica como e onde nasceu Guimarães. É dirigida ao público escolar.

Já às 10h30 decorre a visita guiada ao tesouro da Senhora da Oliveira. À tarde, às 14h30 começa a iniciativa ‘À Descoberta do Centro Histórico’. Com a ajuda de um guião, pequenos e graúdos poderão, de uma forma autónoma, descobrir alguns dos locais mais emblemáticos do Centro Histórico de Guimarães e algumas das suas curiosidades.

Informação em destaque
Recolha de lixo habitual no feriado de Sexta-feira Santa
10 de Abril, 2020
Horto da brigada verde de Ponte ajuda os mais desfavorecidos
10 de Abril, 2020
Santos Passos promove “toque de anúncio de morte”
10 de Abril, 2020
Covid-19: 269 casos confirmados em Guimarães
10 de Abril, 2020
PSD alerta para necessidade de testes nos lares de Guimarães
10 de Abril, 2020
UMinho lança Programa de Apoio Informático a Estudantes
10 de Abril, 2020
Publicidade