Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
18 de Abril, 2017

O Paço dos Duques, o Museu de Alberto Sampaio e o Castelo de Guimarães voltam a associar-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala esta terça-feira, 18 de abril, dedicado este ano ao ‘Património Cultural e Turismo Sustentável’.

Nesse sentido, propõem várias atividades, nomeadamente, no Paço dos Duques serão proferidas três comunicações versando aspetos relacionados com a arquitetura, a história e a preservação deste Monumento Nacional que é Residência Oficial do Presidente da República.

Assim, às 15h Isabel Maria Fernandes vai falar sobre o ‘Paço dos Duques de Bragança: memórias de um lugar’. Quarenta minutos depois, Inês Lourenço Graça e Maria Manuela Oliveira assumem a comunicação intitulada ‘Paço dos Duques de Bragança: construir a história do edifício’.

Às 16h40 Teresa Ferreira (UMinho) vai apresentar o «HeritageCare, o novo projeto de conservação e monitorização preventiva para o património no sudoeste europeu».

Já no Museu de Alberto Sampaio há várias actividades.. Às 10h00 há Teatro de sombras “E assim nasceu Guimarães”. Trata-se de uma iniciativa que explica como e onde nasceu Guimarães. É dirigida ao público escolar.

Já às 10h30 decorre a visita guiada ao tesouro da Senhora da Oliveira. À tarde, às 14h30 começa a iniciativa ‘À Descoberta do Centro Histórico’. Com a ajuda de um guião, pequenos e graúdos poderão, de uma forma autónoma, descobrir alguns dos locais mais emblemáticos do Centro Histórico de Guimarães e algumas das suas curiosidades.

Informação em destaque
“Portugal 2020 – Incentivos ao Investimento”
16 de Janeiro, 2019
5 freguesias de Guimarães inscritas no concurso Eco-Famílias
16 de Janeiro, 2019
Conselho Consultivo reúne esta quarta-feira
16 de Janeiro, 2019
Curso de videoarte no Museu
15 de Janeiro, 2019
CDS questiona Governo sobre demissão da presidente do IHRU
15 de Janeiro, 2019
Club Souto regressa a Barcelos
16 de Janeiro, 2019
Publicidade