Arquivo Histórico Militar disponível em plataforma ‘online’
10 de Agosto, 2016
O Arquivo Histórico Militar está disponível ao público através de uma nova plataforma ‘online’. A nova plataforma surge através de um projeto da Universidade do Minho, responsável pelo software (Archeevo) que gere e preserva os conteúdos.
 
Segundo um comunicado da UMinho, aquele arquivo, acessível por qualquer cidadão, agrega "informação alusiva a relatórios e cartografias dos teatros de operações, baixas de guerra, projetos contra agressões externas, inimigos presos, correspondência pessoal e institucional, autos sobre conduta das tropas, materiais e veículos utilizados, milhares de fotos (desde figuras ilustres a soldados), propaganda pitoresca das Colónias/Ultramar e registos satíricos", entre outros. Segundo a academia minhota, "a ferramenta permite uma leitura rápida, eficaz e descentralizada dos documentos, bem como a preservação destes, evitando assim o seu excessivo manuseamento e reprodução" assim como "uma maior agilidade para cruzar fontes e explorar novas temáticas de estudo".
 
A UMinho esclarece ainda que a origem do Arquivo Histórico Militar, criado na reforma republicana de maio de 1911, remonta ao arquivo do Conselho de Guerra, nascido em 1640 e considerado o primeiro arquivo militar português.
Informação em destaque
“Livre com um Livro” na PAC
23 de Abril, 2017
Brigada Verde apresentada em Brito
23 de Abril, 2017
CVE: Juntas de Freguesia assinam Declaração de Consenso
22 de Abril, 2017
Recital de Flauta e Piano no Paço dos Duques
23 de Abril, 2017
PS: Manuel Fernandes recandidata-se à UF de Conde e Gandarela
23 de Abril, 2017
Romarias em Gominhães, Creixomil e Pevidém
23 de Abril, 2017
Publicidade