Arquivo Histórico Militar disponível em plataforma ‘online’
10 de Agosto, 2016
O Arquivo Histórico Militar está disponível ao público através de uma nova plataforma ‘online’. A nova plataforma surge através de um projeto da Universidade do Minho, responsável pelo software (Archeevo) que gere e preserva os conteúdos.
 
Segundo um comunicado da UMinho, aquele arquivo, acessível por qualquer cidadão, agrega "informação alusiva a relatórios e cartografias dos teatros de operações, baixas de guerra, projetos contra agressões externas, inimigos presos, correspondência pessoal e institucional, autos sobre conduta das tropas, materiais e veículos utilizados, milhares de fotos (desde figuras ilustres a soldados), propaganda pitoresca das Colónias/Ultramar e registos satíricos", entre outros. Segundo a academia minhota, "a ferramenta permite uma leitura rápida, eficaz e descentralizada dos documentos, bem como a preservação destes, evitando assim o seu excessivo manuseamento e reprodução" assim como "uma maior agilidade para cruzar fontes e explorar novas temáticas de estudo".
 
A UMinho esclarece ainda que a origem do Arquivo Histórico Militar, criado na reforma republicana de maio de 1911, remonta ao arquivo do Conselho de Guerra, nascido em 1640 e considerado o primeiro arquivo militar português.
Informação em destaque
Bombeiros criam Fénix em Guimarães
19 de Agosto, 2017
Hospital de Guimarães passa a tratar atletas do Vitória SC
17 de Agosto, 2017
Quatro feridos numa colisão em Ronfe
15 de Agosto, 2017
Programação cultural dos Banhos Velhos prossegue com Noite de Fados
19 de Agosto, 2017
Jerónimo de Sousa este sábado em Guimarães
19 de Agosto, 2017
Guimarães em alerta amarelo devido ao calor
19 de Agosto, 2017
Publicidade