“Alfredo Pimenta - Correspondência Recebida”
14 de Outubro, 2015

O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, em Guimarães, realiza uma sessão pública nas suas instalações, esta quarta-feira, 14 de outubro, pelas 18 horas, onde irá apresentar o catálogo “Alfredo Pimenta - Correspondência Recebida”.

A sessão, que está incluída no programa de comemorações dos 81 anos da sua abertura oficial, na altura, no edifício dos antigos Paços do Concelho, terá a apresentação do Professor Luís Reis Torgal, sendo inaugurada posteriormente uma mostra documental sobre o seu primeiro diretor.

O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta foi criado pelo decreto nº 19.952, de 27 de junho de 1931. Por determinação deste decreto, o Arquivo reúne, conserva, cataloga e faculta, oportunamente, à leitura e consultas públicas os documentos do arquivo da extinta Colegiada de Guimarães, os documentos do antigo recolhimento do Anjo, processos crimes, cíveis e orfanológicos, livros dos cartórios e tabeliães extintos, livros paroquiais do concelho, todos os documentos, livros, processos e estatutos provenientes das irmandades, corporações e repartições extintas.

Esta atribuição confere-lhe funções de Arquivo Distrital para a área do concelho de Guimarães, tornando-o único no país.

Informação em destaque
Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
19 de Abril, 2021
Paço dos Duques e Castelo assinalam DIMS
18 de Abril, 2021
Teleférico de Guimarães reabriu ao público
18 de Abril, 2021
‘Movimentos Bruxos’ no Palácio Vila Flor
19 de Abril, 2021
Reunião do executivo realiza-se esta segunda-feira
19 de Abril, 2021
Universidade do Minho abre as suas portas em formato online
18 de Abril, 2021
Publicidade