“Alfredo Pimenta - Correspondência Recebida”
14 de Outubro, 2015

O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, em Guimarães, realiza uma sessão pública nas suas instalações, esta quarta-feira, 14 de outubro, pelas 18 horas, onde irá apresentar o catálogo “Alfredo Pimenta - Correspondência Recebida”.

A sessão, que está incluída no programa de comemorações dos 81 anos da sua abertura oficial, na altura, no edifício dos antigos Paços do Concelho, terá a apresentação do Professor Luís Reis Torgal, sendo inaugurada posteriormente uma mostra documental sobre o seu primeiro diretor.

O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta foi criado pelo decreto nº 19.952, de 27 de junho de 1931. Por determinação deste decreto, o Arquivo reúne, conserva, cataloga e faculta, oportunamente, à leitura e consultas públicas os documentos do arquivo da extinta Colegiada de Guimarães, os documentos do antigo recolhimento do Anjo, processos crimes, cíveis e orfanológicos, livros dos cartórios e tabeliães extintos, livros paroquiais do concelho, todos os documentos, livros, processos e estatutos provenientes das irmandades, corporações e repartições extintas.

Esta atribuição confere-lhe funções de Arquivo Distrital para a área do concelho de Guimarães, tornando-o único no país.

Informação em destaque
Festividades de São Mateus em Guimarães
21 de Setembro, 2019
AE de Guimarães abraçam o projeto “Pergunta ao Tempo”
21 de Setembro, 2019
Transporte escolar para alunos ao abrigo do PART
21 de Setembro, 2019
Exposição “ANAMNESIS - Memória Têxtil”
21 de Setembro, 2019
EL: Agenda de Pré-Campanha
21 de Setembro, 2019
Festival de Outono da Universidade do Minho
21 de Setembro, 2019
Publicidade