Guimarães apresenta filmes em Roterdão
23 de Janeiro, 2013
Sete dos mais de 40 filmes produzidos no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia de Cultura são apresentados no Festival de Roterdão, na Holanda, entre 23 de janeiro e 3 de fevereiro.
Além de "Centro Histórico" – composto por quatro curtas de Aki Kaurismaki, Pedro Costa, Victor Erice e Manoel de Oliveira –, são apresentados, em estreia internacional, na secção Spectrum, o documentário "Torres & Cometas" de Gonçalo Tocha e "Ao Lobo da Madragoa" de Pedro Bastos.
 
Numa iniciativa inédita, nunca antes feito com qualquer outra Capital Europeia da Cultura, o festival apresenta uma secção própria dedicada às novas produções de Guimarães 2012: "Guimarães: Rocking the Cradle".
Nesta secção são apresentadas as quatro curtas-metragens: "Luís" de João Lopes; "Na escama do Dragão" de Ivo Ferreira; "Cachéu" de Filipa César e "Birds" de Gabriel Abrantes. Rodrigo Areias, produtor, e João Lopes, programador da área de Cinema e Audiovisual de Guimarães 2012 estão presentes, a representar os filmes.
 
Os filmes apresentados em Roterdão são encomendas da Capital Europeia da Cultura, integradas em dois ciclos dedicados à cidade berço e aos novos talentos.
 
As películas cruzam histórias concretas com o imaginário popular, seguindo, por vezes, uma lógica documental e, outras vezes, integrando os artifícios próprios da ficção.
Informação em destaque
Café com Ambiente assinala Dia Mundial da Água
22 de Março, 2017
UMinho está a mapear as empresas familiares portuguesas
22 de Março, 2017
Hospital de Guimarães debate absentismo de crianças e jovens
21 de Março, 2017
Curtir Ciência celebra Dia Mundial da Água
22 de Março, 2017
José Lopes apresentado como Provedor do Idoso de Guimarães
22 de Março, 2017
Ministro do Trabalho na UM para falar sobre pobreza infantil
21 de Março, 2017
Publicidade