Sete dos mais de 40 filmes produzidos no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia de Cultura são apresentados no Festival de Roterdão, na Holanda, entre 23 de janeiro e 3 de fevereiro. Além de "Centro Histórico" – composto por quatro curtas de Aki Kaurismaki, Pedro Costa, Victor Erice e Manoel de Oliveira –, são apresentados, em estreia internacional, na secção Spectrum, o documentário "Torres & Cometas" de Gonçalo Tocha e "Ao Lobo da Madragoa" de Pedro Bastos.
Numa iniciativa inédita, nunca antes feito com qualquer outra Capital Europeia da Cultura, o festival apresenta uma secção própria dedicada às novas produções de Guimarães 2012: "Guimarães: Rocking the Cradle". Nesta secção são apresentadas as quatro curtas-metragens: "Luís" de João Lopes; "Na escama do Dragão" de Ivo Ferreira; "Cachéu" de Filipa César e "Birds" de Gabriel Abrantes. Rodrigo Areias, produtor, e João Lopes, programador da área de Cinema e Audiovisual de Guimarães 2012 estão presentes, a representar os filmes.
Os filmes apresentados em Roterdão são encomendas da Capital Europeia da Cultura, integradas em dois ciclos dedicados à cidade berço e aos novos talentos.
As películas cruzam histórias concretas com o imaginário popular, seguindo, por vezes, uma lógica documental e, outras vezes, integrando os artifícios próprios da ficção.