Guimarães apresenta filmes em Roterdão
23 de Janeiro, 2013
Sete dos mais de 40 filmes produzidos no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia de Cultura são apresentados no Festival de Roterdão, na Holanda, entre 23 de janeiro e 3 de fevereiro.
Além de "Centro Histórico" – composto por quatro curtas de Aki Kaurismaki, Pedro Costa, Victor Erice e Manoel de Oliveira –, são apresentados, em estreia internacional, na secção Spectrum, o documentário "Torres & Cometas" de Gonçalo Tocha e "Ao Lobo da Madragoa" de Pedro Bastos.
 
Numa iniciativa inédita, nunca antes feito com qualquer outra Capital Europeia da Cultura, o festival apresenta uma secção própria dedicada às novas produções de Guimarães 2012: "Guimarães: Rocking the Cradle".
Nesta secção são apresentadas as quatro curtas-metragens: "Luís" de João Lopes; "Na escama do Dragão" de Ivo Ferreira; "Cachéu" de Filipa César e "Birds" de Gabriel Abrantes. Rodrigo Areias, produtor, e João Lopes, programador da área de Cinema e Audiovisual de Guimarães 2012 estão presentes, a representar os filmes.
 
Os filmes apresentados em Roterdão são encomendas da Capital Europeia da Cultura, integradas em dois ciclos dedicados à cidade berço e aos novos talentos.
 
As películas cruzam histórias concretas com o imaginário popular, seguindo, por vezes, uma lógica documental e, outras vezes, integrando os artifícios próprios da ficção.
Informação em destaque
Projeto de mediadores municipais e interculturais para Guimarães
24 de Maio, 2019
Guimarães adere à greve estudantil mundial
24 de Maio, 2019
Workshop Ibero Brasileiro sobre Áreas Protegidas
23 de Maio, 2019
MAS inaugura 'Singular do Plural'
24 de Maio, 2019
Eleições Europeias_: Último dia de Campanha
24 de Maio, 2019
UM-Cidades: ciclo sobre territórios inteligentes e sustentáveis
24 de Maio, 2019
Publicidade