Beatriz Batarda apresenta “Como Queiram”
28 de Fevereiro, 2014
A peça “Como Queiram”, encenada por Beatriz Batarda, chega ao Centro Cultural Vila Flor no dia 01 de março. Comédia romântica pastoral, “Como Queiram” é a peça mais musical de todas as obras escritas por William Shakespeare.
Supõe-se que tenha sido escrita entre 1599 e 1600, reconhecendo-se-lhe a evidente influência do conto Rosalinda: o legado dourado de Euphes de Thomas Lodge publicado em 1590. Encontramos em “Como Queiram” temas recorrentes da escrita de Shakespeare tal como o do amor à primeira vista ou o jogo da troca de géneros e identidades, criando equívocos e confusão que ampliam o ambiente pastoral cómico na “floresta de Arden”. A intriga gira em torno dos pares românticos: Orlando (Nuno Lopes) e Rosalinda (Carla Maciel), Olívio (Sérgio Praia) e Célia (Sara Carinhas), Sílvio (Romeu Costa) e Febe (Leonor Salgueiro), todos em busca de um final feliz e de um amor verdadeiro abençoado pela natureza. Mas a vida dura na floresta reserva-lhes algumas surpresas, e entre trocas e confusões vão sendo revelados segredos. Rosalinda, Célia e Tocaspartes (Luísa Cruz) disfarçados de rurais, escondem-se na floresta para fugir ao Duque Frederico (Marco Martins), pai de Célia, e usurpador do reino do seu irmão mais velho, o Duque exilado (Rui Mendes).
Também Olívio e Orlando são alvo dos temas da destituição e vêem-se, tal como os outros, na floresta em busca de uma nova vida. Todos acabam por encontrar a reconciliação, ou o perdão, abençoados pela natureza. Até mesmo Jaques (Bruno Nogueira), o pensador que não age, o melancólico cuja única paixão é o pensamento, revela-se o único a ser capaz de abandonar o mundo civilizado para se dedicar à contemplação da beleza na natureza.
Informação em destaque
“Portugal 2020 – Incentivos ao Investimento”
16 de Janeiro, 2019
5 freguesias de Guimarães inscritas no concurso Eco-Famílias
16 de Janeiro, 2019
Conselho Consultivo reúne esta quarta-feira
16 de Janeiro, 2019
Curso de videoarte no Museu
15 de Janeiro, 2019
CDS questiona Governo sobre demissão da presidente do IHRU
15 de Janeiro, 2019
Club Souto regressa a Barcelos
16 de Janeiro, 2019
Publicidade