Beatriz Batarda apresenta “Como Queiram”
28 de Fevereiro, 2014
A peça “Como Queiram”, encenada por Beatriz Batarda, chega ao Centro Cultural Vila Flor no dia 01 de março. Comédia romântica pastoral, “Como Queiram” é a peça mais musical de todas as obras escritas por William Shakespeare.
Supõe-se que tenha sido escrita entre 1599 e 1600, reconhecendo-se-lhe a evidente influência do conto Rosalinda: o legado dourado de Euphes de Thomas Lodge publicado em 1590. Encontramos em “Como Queiram” temas recorrentes da escrita de Shakespeare tal como o do amor à primeira vista ou o jogo da troca de géneros e identidades, criando equívocos e confusão que ampliam o ambiente pastoral cómico na “floresta de Arden”. A intriga gira em torno dos pares românticos: Orlando (Nuno Lopes) e Rosalinda (Carla Maciel), Olívio (Sérgio Praia) e Célia (Sara Carinhas), Sílvio (Romeu Costa) e Febe (Leonor Salgueiro), todos em busca de um final feliz e de um amor verdadeiro abençoado pela natureza. Mas a vida dura na floresta reserva-lhes algumas surpresas, e entre trocas e confusões vão sendo revelados segredos. Rosalinda, Célia e Tocaspartes (Luísa Cruz) disfarçados de rurais, escondem-se na floresta para fugir ao Duque Frederico (Marco Martins), pai de Célia, e usurpador do reino do seu irmão mais velho, o Duque exilado (Rui Mendes).
Também Olívio e Orlando são alvo dos temas da destituição e vêem-se, tal como os outros, na floresta em busca de uma nova vida. Todos acabam por encontrar a reconciliação, ou o perdão, abençoados pela natureza. Até mesmo Jaques (Bruno Nogueira), o pensador que não age, o melancólico cuja única paixão é o pensamento, revela-se o único a ser capaz de abandonar o mundo civilizado para se dedicar à contemplação da beleza na natureza.
Informação em destaque
Orquestra de Guimarães dedica residência aos 25 anos da CPCJ
18 de Outubro, 2019
Dia das Bandeiras Verdes 2019 no Multiusos de Guimarães
18 de Outubro, 2019
"Fundos de Coesão: Impacto no desenvolvimento na região do Ave"
18 de Outubro, 2019
Grupo de Teatro da ADCL: "Auto da Barca do Inferno"
18 de Outubro, 2019
UNICEF: Projeto de Guimarães destacado
18 de Outubro, 2019
José Valença dá a última aula na UMinho
18 de Outubro, 2019
Publicidade