Shakespeare em dose dupla no CCVF
22 de Fevereiro, 2014
Nuno Cardoso regressa ao Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, este sábado (22 de fevereiro), para apresentar “Coriolano”, a sua mais recente incursão no universo shakespeariano.
No fim de semana seguinte (01 de março) é a vez de Beatriz Batarda trazer ao palco do CCVF a sua encenação de “Como Queiram”, também escrita por Shakespeare.
Ambos os espetáculos têm início às 21h30 no Grande Auditório.
O mais célebre dramaturgo inglês é trazido a cena por dois nomes do teatro português: Nuno Cardoso e Beatriz Batarda, com as peças “Coriolano” e “Como Queiram”, respetivamente. A primeira, “Coriolano”, é considerada a obra mais política de Shakespeare. Peça aclamada pelas suas admiráveis peculiaridades, foi escrita em 1607-8 quando o autor se divertia a experimentar as zonas de fronteira dos géneros dramáticos. Tem como protagonista a personagem histórica Caio Márcio Coriolano, um general romano, literalmente um exército de um homem só, a maior máquina de matar em toda a obra de Shakespeare, interpretado por Albano Jerónimo. A dividir o palco com Albano Jerónimo estão Ana Bustorff, Afonso Santos, António Júlio, Catarina Lacerda, Daniel Pinto, João Melo, Luís Araújo, Mário Santos, Pedro Frias, Ricardo Vaz Trindade, Rodrigo Santos e Sérgio Sá Cunha.
Um elenco de igual exceção integra a peça “Como Queiram”, encenada por Beatriz Batarda, que chega ao Centro Cultural Vila Flor no dia 01 de março. Comédia romântica pastoral, “Como Queiram” é a peça mais musical de todas as obras escritas por William Shakespeare. Supõe-se que tenha sido escrita entre 1599 e 1600, reconhecendo-se-lhe a evidente influência do conto Rosalinda: o legado dourado de Euphes de Thomas Lodge publicado em 1590. A intriga gira em torno dos pares românticos: Orlando (Nuno Lopes) e Rosalinda (Carla Maciel), Olívio (Sérgio Praia) e Célia (Sara Carinhas), Sílvio (Romeu Costa) e Febe (Leonor Salgueiro), todos em busca de um final feliz e de um amor verdadeiro abençoado pela natureza.
Ambos os espetáculos, “Coriolano” e “Como Queiram”, são coproduzidos pelo Centro Cultural Vila Flor.
Pode adquirir os ingressos nos locais habituais.
Informação em destaque
Reunião Conjunta Agenda Digital CPLP - Guimarães
29 de Junho, 2017
17º PubhD UMinho
29 de Junho, 2017
Comissão Europeia distingue Guimarães com o selo URBACT
28 de Junho, 2017
Teatro: 'Memorial do Convento' nas Taipas
29 de Junho, 2017
Rui Antunes é o candidato do BE à JF de Caldelas
29 de Junho, 2017
Irmandade de S. Pedro celebra padroeiro
29 de Junho, 2017
Publicidade