O projeto “Comer bem / Viver melhor”, implementado pela Casa da Criança de Guimarães, com o apoio de vários de entidades, pretende sensibilizar e motivar os mais jovens para a adoção voluntária de uma alimentação saudável, tendo em conta os números, que apontam Portugal com uma população infantil e juvenil em que 30 % sofre de excesso de peso e, desta, 10% é obesa.
A materialização do projeto passou na área da comunicação/divulgação pela edição de dois cartazes e um selo dos CTT, a realização de dois workshops com alunos selecionados pelos agrupamentos, sob a orientação das nutricionistas Ana Araújo, Ana Teixeira e Cátia Mendes e o seu registo para a produção de um DVD.
Conta ainda com a edição de um desdobrável versando os princípios fundamentais de uma alimentação saudável, com conteúdos dos nutricionistas Pedro Carvalho e Teresa Lemos assim que a publicação de um marcador de livros com o descodificador de rótulos.
Devido à crise sanitária a implementação do projeto sofreu algumas vicissitudes, particularmente na distribuição do material pelos agrupamentos escolares.
Inicialmente agendada para os meses de março e maio altura em que as escolas encerraram, só agora, no decorrer do mês de novembro se procede à sua entrega, que compreende um DVD por escola, cartazes para a divulgação do projeto e sensibilização para uma alimentação saudável, um desdobrável e um marcador de livros por aluno.