Um total de 123 candidaturas foram apresentadas ao programa IMPACTA, no âmbito do apoio a projetos e atividades culturais das associações e artistas de Guimarães, cujo montante global dos projetos apresentados prevê um impacto direto na economia local de 1,4 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Guimarães tem disponível uma verba de 300 mil euros para apoiar estas atividades para o segundo semestre do ano, e que será apreciada em reunião do executivo municipal, depois de conferidas as candidaturas apresentadas no âmbito do IMPACTA, regulamento que abriu a possibilidade de apresentar candidaturas individuais e nesse sentido verifica num aumento em dobro no número de propostas apresentadas, em representação do tecido cultural e artistas individuais do concelho.
Encerrado está, também, o processo de candidaturas ao projeto “desCONFI(n)AR”. Foram apresentadas 37 candidaturas, no âmbito do desafio lançado pela Câmara de Guimarães em contratar projetos de criadores vimaranenses, individuais ou coletivos, nas diferentes áreas artísticas mediante a seleção de um máximo de 10 projetos, com um valor global não superior a 50 mil euros.