Modelo diferente no 24 de Junho e Festas Gualterianas
21 de Maio, 2020

O 24 de Junho e as Festas Gualterianas vão ser celebrados, apesar de ser necessário implementar um modelo prático que responda às exigências que as normas emanadas da Direção-Geral de Saúde impõem.

A ideia é defendida pelo presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança.

Em relação ao Dia da Cidade, 24 de junho, Dia Um de Portugal, Domingos Bragança referiu que a importância do dia exige que se mantenham as comemorações, embora de forma diferente e tendo em conta as restrições do distanciamento social a que a pandemia da Covid-19 obriga. Domingos Bragança disse que a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na cerimónia deste ano ainda não está confirmada, e que dentro em breve, assim que o modelo das comemorações estiver concluído, essa questão será decidida.

No que diz respeito às Festas da Cidade e Gualterianas, Domingos Bragança deu a conhecer a intenção de ser apresentada, em colaboração com a Associação Artística da Marcha Gualteriana, uma Mostra das Festas ao longo do tempo. “Estamos a trabalhar com os Obreiros da Marcha para que seja possível, no Toural, na Alameda e em outros locais, termos patente uma mostra das Festas Gualterianas ao longo dos tempos, em formato ainda a definir”, disse. O Presidente da Câmara fez saber ainda que serão iluminados vários monumentos da cidade, como a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos (S. Gualter), Igreja de S. Francisco, Castelo de Guimarães e Torre da Alfândega. “Queremos levar as Gualterianas à população, de forma distinta, para que as mais importantes festas da cidade não deixem de ser celebradas”, concluiu.

Informação em destaque
Hastear da Bandeira Verde na EB S. Torcato
22 de Abril, 2021
CMG destina 3M euros para reabilitação energética
22 de Abril, 2021
Proximcity: 346 lojas já inscritas na plataforma
22 de Abril, 2021
UMinho organiza I Jornadas Internacionais em Educação Literária
22 de Abril, 2021
PSD acusa maioria socialista de “cegueira política”
22 de Abril, 2021
GNR deteta seis infrações por descargas ilegais
22 de Abril, 2021
Publicidade