Covid-19: Deco alerta para esquemas fraudulentos
06 de Abril, 2020
Covid-19: Deco alerta para esquemas fraudulentos Em plena crise de saúde pública e de fragilidade social, a vulnerabilidade dos cidadãos é um terreno fértil para esquemas fraudulentos. E neste sentido há cuidados a ter.
 
A Associação de Defesa do Consumidor – DECO alerta para quatro tipos de esquemas fraudulentos: campanhas de angariação de fundos para combate à doença; testes de despiste da covid-19; plataformas de informação sobre evolução da pandemia e campanhas de vacinação comparticipadas pelo SNS.
 
Tendo em conta que muitos dos esquemas chegam por e-mail, WhatsApp ou até por sms, a associação deixa sete regras para evitar ser burlado:
 
- Leia bem o texto. Se tiver erros ortográficos ou incoerências gramaticais, apague.
 
- Desconfie se estiverem escritos noutro idioma. Os organismo oficiais comunicam em português de Portugal.
 
- Não clique no link. Copie o endereço e cole-o na caixa de pesquisa do Google. Se for malicioso, certamente que encontrará informação sobre o esquema. O importante é não clicar.
 
- 'Quando a esmola é muita, o pobre desconfia' é um provérbio que serve como uma luva a estas mensagens armadilhadas. Ainda não há cura para a covid-19. Se lhe propuserem uma solução, trata-se provavelmente de uma fraude.
 
- Confie apenas em comunicações de organismos oficiais, como a Direção-Geral da Saúde e o Ministério da Saúde. - Desconfie se lhe oferecerem máscaras, gel desinfetante ou até papel higiénico. Estes bens de primeira necessidade que agora vão escasseando nas prateleiras são também um ótimo engodo.
 
- Suspeite de endereços que remetam para formulários de levantamento de dados pessoais. O objetivo é recolher dados que, em muitos casos, permitem aceder às credenciais de acesso ao e-mail ou ao homebanking. Esta informação nunca é pedida, nem por escrito, nem por telefone. As passwords devem ser intransmissíveis.
Informação em destaque
Embaixadora da Croácia reforça cooperação com Guimarães
24 de Outubro, 2020
Guimarães assinala Dia Municipal para Igualdade
24 de Outubro, 2020
Guimarães reconhecida com Prémio Viver em Igualdade
24 de Outubro, 2020
Ministra da Cultura visita à Contextile 2020
24 de Outubro, 2020
Candidato apoiado pelo IL em Guimarães
24 de Outubro, 2020
Horário de inverno entra em vigor na próxima madrugada
24 de Outubro, 2020
Publicidade