A Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas (‘adapt.local’) - que engloba 32 Municípios de Portugal Continental, Açores e Madeira, para além de outras 11 entidades de cariz público e privado diretamente ligadas a esta temática - realizou no Funchal, a reunião do seu terceiro Conselho Geral.
Este encontro, presidido pela Câmara Municipal anfitriã e pela Câmara Municipal de Guimarães, debateu e aprovou, por unanimidade, o programa de ação para o quadriénio 2018-2021.
Neste, constam como linhas estratégicas fundamentais o envolvimento da Rede na dinamização da adaptação local às alterações climáticas em Portugal; o reforço da notoriedade e do reconhecimento do valor acrescentado da Rede para o desenvolvimento territorial do País; e, o compromisso da Rede na promoção da capacitação técnica, da sensibilização junto das comunidades e da comunicação institucional como pilares-chave na consolidação da adaptação a nível local.
Complementarmente, foi anunciada a realização, ainda este ano a 16 de novembro, do segundo seminário anual ‘adapt.local’, a ter lugar na Figueira da Foz.